A fecundidade da ecologia cosmocena na perspectiva do currículo e da dignidade humana
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5141Palavras-chave:
Planejamento Escolar. Prática Educativa. Trabalho DocenteResumo
O estudo aqui apresentado propõe pensar o currículo e a dignidade humana com base nas teses apresentadas pela Ecologia Cosmocena, acenando para uma nova compreensão da relação humanidade-natureza, reconhecendo que a era Antropocena, em que se avalia os impactos das atividades humanas como sendo determinantes na alteração ecológica do Planeta, já não consegue responder as necessidades deste tempo de crise. A reflexão sobre um currículo pautado nestas teses sugere um convite hermenêutico de reposicionarmos ações e escolhas que possam estabelecer outras relações humanidade-natureza. Mobiliza a refletir sobre a necessidade de ressignificar o princípio da dignidade a partir de uma compreensão do mundo que se habita para que os sentidos da existência humana sejam renovados num olhar compassivo pelo outro. Sobretudo convida a superação das dicotomias, injustiças e barreiras desumanizantes que, cunhadas por um capitalismo sem limites aumenta incertezas, descrenças e desumanidades.Downloads
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