Recursos hídricos em municípios catarinenses e o trabalho da escola
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5143Palavras-chave:
Recursos Hídricos. Economia catarinense. Escola. Educação do CampoResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do PET/Educação do Campo/UFSC acerca da problemática com os recursos hídricos em municípios catarinenses e o trabalho de escolas com esta temática. Os municípios investigados são Urubici, Três Barras e Passos Maia, nos quais, respectivamente, são abordados o uso de agrotóxicos, a indústria do papel e as PCHs. Foram realizadas entrevistas com estudantes, docentes e moradores, e observações nos rios, fontes de água, lavouras e indústrias em questão. As conclusões apontam problemas de poluição, contaminação e apropriação privada dos cursos de água, sua íntima articulação com os setores prioritários da economia catarinense e com a forma de produção que visa o lucro e degrada o meio ambiente. Quanto ao trabalho escolar, identificamos que o tema água é abordado em todas as escolas, porém de forma descontextualizada dos problemas concretos, restrito à esfera do consumo e da responsabilização individual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.