Influências de concepções sociológicas na construção de uma sociologia da infância

Autores

  • Marcos Rafael Tonietto Universidade Federal do Paraná
  • Davi Marangon Centro de Formação Positivo
  • Tatiane Lopes Monteiro Grupo Marista

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5244

Palavras-chave:

Controle Externo. Administração Pública. Transparência. Tribunais de Contas.

Resumo

O artigo apresenta a relação de perspectivas teóricas no campo da sociologia com a concepção de criança e infância construída pela Sociologia da Infância, tendo como eixo central a análise da relação entre as tensões existentes na relação do sujeito – criança – com as estruturas sociais. As correntes teóricas da Sociologia analisadas nesta relação são o estruturalismo, o interacionismo simbólico e o estruturismo. Como objetivo central do estudo, procurou-se identificar relações das perspectivas teóricas do estruturalismo, interacionismo simbólico e do estruturismo com o desenvolvimento da Sociologia da Infância. Com base no estudo, concluiu-se que é preciso tomar consciência da relação entre as ações das crianças e as estruturas sociais criadas para elas. 

Biografia do Autor

Marcos Rafael Tonietto, Universidade Federal do Paraná

Professor substituto do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná e membro do programa de Pós-doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Possui Doutorado em Educação (UFPR - 2018) e Mestrado em Educação (UFPR, 2009). É licenciado em Educação Física (UFPR, 2005) e tem uma especialização em Educação Física Escolar (UFPR, 2008). Membro do Grupo de Estudos EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR.

Davi Marangon, Centro de Formação Positivo

Graduado em Educação Física (1987) e especializado em Educação Física escolar (1993) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui mestrado e doutorado em Educação (2004, 2009) pela mesma Universidade. Atualmente é coordenador das áreas de Educação Física e Artes do Centro de Formação Positivo.

Tatiane Lopes Monteiro, Grupo Marista

Licenciada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, 2004) e em pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2019). Possui especialização em Educação Física escolar (2007) e mestrado em Educação (2012) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é docente do Grupo Educacional Marista

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

TONIETTO, M. R.; MARANGON, D.; MONTEIRO, T. L. Influências de concepções sociológicas na construção de uma sociologia da infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–21, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5244. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5244. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância