Gênero e religião: disputas políticas na construção do Plano Municipal de Educação de Chapecó/SC
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5261Resumo
Neste trabalho objetivamos narrar e analisar as disputas políticas travadas entre gênero e religião a partir da denominada “ideologia de gênero” na discussão da proposta do Plano Municipal de Educação (PME) de Chapecó/SC. Para isso, apresentamos algumas razões pelas quais os defensores da “ideologia de gênero” defendem seus posicionamentos relativos as questões de gênero e orientação sexual qualificando estes conceitos como algo destrutivos para a ordem estabelecida. Neste embate foi possível identificar as tensas relações entre gênero e religião no contexto do Estado laico e na incessante busca pela promoção dos direitos humanos. A partir de uma abordagem qualitativa, combinamos pesquisa do tipo bibliográfico com a observação in loco da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Chapecó para debater o PME. Por fim, destacamos a complexidade que estes temas tem atualmente na sociedade, onde diversos grupos travam uma batalha político-ideológica a respeito desta questão, e indicamos que é imprescindível a criação de políticas de combate à violência e a desigualdade de gênero, inclusive no espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.