ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5438

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Alfabetização, Deficiência intelectual, PNAIC

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar se os eixos estruturantes do PNAIC auxiliam na prática pedagógica do professor frente à alfabetização de alunos com DI. Trata-se de um estudo de campo realizado mediante uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Foram participantes deste estudo três professoras da classe comum dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e duas professoras da Educação Especial voltadas ao atendimento do aluno com DI. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações sistemáticas em sala de aula descritas em um roteiro de observação e no diário de campo. Além disso, os participantes responderam um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de conteúdo por categoria temática com os dados obtidos nas entrevistas. Tal estudo possibilitou reflexões sobre os eixos estruturantes do PNAIC na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com deficiência intelectual em suas classes e as contribuições deste no processo de alfabetização e letramento. Os dados revelam uma necessidade de reorganização na forma como são propostos os eixos estruturantes do programa para que todos os professores da rede regular de ensino, incluindo professores da Educação Especial, sejam capazes de desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir para a efetivação do processo de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Thereza Makibara Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. E-mail: thereza_ribeiro@hotmail.com

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: marciaduar@ yahoo.com.br

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva