UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5576Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida em um projeto de formação continuada com os/as professores/as de uma rede de ensino municipal localizada em Santa Catarina, em 2019, que teve como foco explorar as interfaces do aplicativo intitulado Fábrica de Aplicativos como uma experiência que movimentou propostas e práticas para o ensino de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. Como procedimento metodológico, apoiou-se nas interfaces do aplicativo, envolvendo vinte e três professores/as de Geografia. Como resultado, tal encontro mobilizou experimentações e saberes pedagógicos por meio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, e oportunizou pensar e planejar outras possibilidades de trabalhar a educação geográfica em sala de aula.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In: Secretaria de Estado da Educação. Integração das tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
COSTA, Fernando Albuquerque. Um breve olhar sobre a relação entre as tecnologias digitais e o currículo no início do Séc. XXI. In: VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2009. Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009, p. 293-307.
COSTA, Fernando Albuquerque et. al. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Santillana, Porto, Portugal, 2012.
COSTELLA, Roselane Zordan. Movimentos para (não) Dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. (Org.) Movimentos no Ensinar Geografia. Porto Alegre: Imprensa livre, Compasso Lugar-Cultura, 2013.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, Raquel Goulart. (Org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Didática: o ensino e suas contribuições. 8. ed. Campinas: Papirus, 2004.
LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de História. Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-8. Acesso em: 08 jun. 2020.
MARTINS JUNIOR, Luiz.; CANTO, Josi Zanette do.; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de geografia. Multidisciplinar em Educação, v. 6, n. 15, p. 27-41, jul./set., 2019.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Moran. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.
SILVA FILHO, João José. Educação e Informática: uma experiência de trabalho com professores. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1988.
SILVA, Ana Ávila. Professores utilizadores das TIC em contexto educativo: estudo de caso numa escola secundária. IN: COSTA, Fernando Albuquerque. et al. (Org.) As TIC na educação de Portugal: concepção e práticas. Lisboa: Editora Porto, 2007.
SILVA JUNIOR, Otaniel Fernandes. Comunicação e tecnologia para Educação Geográfica: a experiência de produção de infográficos no ensino de Geografia na Educação Básica. In: ASSIS, Lenilton Francisco; SOARES JÚNIOR, Francisco Cláudio. (Org.). Ensino e pesquisa na educação geográfica. Natal, RN: EDUFRN, 2018.
TONINI, Ivaine Maria. Imagens nos livros didáticos de Geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia. Mercator, v. 2, n. 4, 2003.
TONINI, Ivaine Maria; CARDOSO, Juliana Carvalho. Os meios de comunicação, tecnologias digitais e práticas escolares de geografia. Revista FSA, v. 11, n. 2, p. 186-210, abr./jun. 2014.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. 2006. http://www.proinfo.gov.br>. Acesso em: 20 maio 2020.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino aprendizagem. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” - Programa Salto para o Futuro, set. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.