Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Todas as edições
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Diretrizes-Autores
Equipe Editorial
Avaliadores
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 (2021)
v. 23 (2021)
Publicado:
2021-01-02
Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ALEMÃS
Ademir Valdir dos Santos, Ariclê Vechia
1-10
pdf
ASPECTOS DA EDUCAÇÃO INFORMAL NA COLÔNIA BLUMENAU: o caso da linguiça Blumenau
Paola Beatriz May Rebollar
01-18
pdf
FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:
a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004)
Cíntia Régia Rodrigues, Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
1-24
pdf
IMIGRAÇÃO ALEMÃ E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM IJUÍ-RS: da Escola Alemã ao Colégio Sinodal de Ijuí (1899- 1938)
Milene Moraes de Figueiredo, Eduardo Cristiano Hass da Silva
01-27
pdf
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM:
em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara
1 - 24
pdf
IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA:
Cultura escolar e romanização
Luis Lopes, Ariclê Véchia
1-25
pdf
EDUCAÇÃO, LAZER E SOCIABILIDADE: memórias e representações sobre a Praça do Imigrante em São Leopoldo/RS (1924-1960)
Estela Denise Schütz Brito, Ariane dos Reis Duarte
1 - 25
pdf
MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES:
vozes silenciadas e corpos sujeitados
Paulino Eidt, Roque Strieder , Cristiane Elisabeth Cupchinski Rempel
1-25
pdf
CRÔNICAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA:
registros de uma trajetória missionária e educacional - Alemanha e Forquilhinha – SC (1935-1964)
Cintia Gonçalves Martins, Giani Rabelo
1-21
pdf
IMIGRAÇÃO ALEMÃ E COLONIZAÇÃO NO SEGUNDO IMPÉRIO (1840-1889):
constituindo a História Religiosa de Santa Catarina
Ademir Valdir dos Santos, Elcio Cecchetti
1 - 25
pdf
RASTROS DE MEMÓRIAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
Francine Fragoso de Miranda Silva, Cláudia Regina Flores, Rosilene Beatriz Machado
1-22
pdf
De Deutsche Schule a Collégio Iguassú: a nacionalização de uma instituição escolar étnica no norte de Santa Catarina
Roseli B. Klein
01-26
pdf
O LEHRERSEMINAR E LEHRERPRÄPARANDER
A Formação de professores e o ideário moderno educacional para o país (1909-1938)
Ilson Paulo Blogoslawski, Maria das Dores Daros, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
1-26
pdf
Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV"
Elândia Gomes Araújo, Enia Maria Ferst, Alessandra de Souza Santos
1-23
pdf
EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
Micheli Silveira de Souza, Silvana Ribeiro, Thiago Ingrassia Pereira
1-28
PDF
GÉNERO, POLÍTICA Y DOCENCIA EN ARTES EN LA UNIVERSIDAD PROVINCIAL DE CÓRDOBA (ARGENTINA):
un territorio de disputas
Laura Alazraki, Lorena Fioretti , Paola Nicolás
1-18
pdf
O 8 DE MARÇO NA HISTÓRIA: entre resistências e lutas, combinando “Ls”
Mary Garcia Castro, Samantha Lodi-Corrêa, Rita de Cássia Fraga Machado
1-21
PDF
SISTEMA DE ENSINO X SABERES PRÁTICOS: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos
Alexandre Lins, Fábio Castro
01-25
pdf
A EXPERIÊNCIA COM OS COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS PAULO FREIRE E SEMENTE DA CONQUISTA
Edilaine Aparecida Vieira, Sandra Dalmagro
1-21
PDF
AS MULHERES ZAPATISTAS DIANTE DO TEMPO
A arte decolonial como caminho para os estudos em Arte na América Latina
Nathane Alves Cruz, Alexandra Resende Campos
1-25
pdf
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: Uma proposta de educação contextualizada para o Semiárido/Sertão
Gustavo de Alencar Figueiredo, Fredy Enrique González , Maria Kamylla Xavier
1 - 26
pdf
PENSANDO PEDAGOGIAS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA:
contribuições de licenciatura indígenas de Brasil e Colômbia
Beatriz Osório Stumpf, Ana Luisa Teixeira de Menezes
1-25
pdf
O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NO ASSENTAMENTO ROSE: das ambiências do campo aos processos de constituição identitária
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
1-28
PDF
PEDAGOGIAS PERIFÉRICAS: histórias de vida das catadoras da cooperativa Santa Rita/ RS
Raylene Barbosa Moreira, Cristiane Troina Ferreira, Amanda Motta Castro
1-22
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ
IARA RODRIGUES DA SILVA, ISABELA MENDES COSTA CAMPOS, WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI, UBIRATAN FRANCISCO DE OLIVEIRA
1-17
pdf
A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: aproximações com o Teatro do Oprimido
Ricardo Miranda, Ana Carolina Rigoni Carmo
1-25
pdf
LA EDUCACIÓN MENSTRUAL COMO PROYECTO FEMINISTA DE INVESTIGACIÓN/ACCIÓN
Núria Calafell Sala
1 - 22
pdf
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: articulação de saberes locais com o ensino de Botânica
Leandro Nogueira Batista, José Vicente de Souza Aguiar
1-24
pdf
SOCIAL NETWORKS:
relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Gabriele Maria Muniz da Silva, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
1-21
pdf
IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ECSAB)
mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica
Ebbe Humberta Fernandes Lima, Patricia da Silva Barbosa, Geam Karlo-Gomes
1-22
pdf
DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS
Diálogos possíveis com a escola indígena
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Ádria Simone Duarte de Souza, Célia Aparecida Bettiol
1-19
pdf
A EDUCAÇÃO E A MÍSTICA NO/DO MST:
percurso ético-político-educativo na construção de saberes e de um povo político emancipado
Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva
1 -19
pdf
CURRÍCULO:
um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
Silvia Pantoja de Souza, Lucinete Gadelha da Costa
1 - 25
pdf
Artigos Demanda Contínua
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA COMUM
Susana Couto Pimentel
1-16
pdf
A POLÍTICA DE COTAS TRABALHISTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Thais Almeida Martins, Maria Marta Lopes Flores
1-17
pdf
TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
a percepção de professoras do Ensino Fundamental
Maria de Fátima Gomes da Silva, Iolanda Mendonça de Santana, Jayne Millena Ferreira Rodrigues do Nascimento
1 - 22
pdf
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Carlos Vital Giordano, Lilian Amatucci Gazoti
pdf
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação
Edna Martins, Renata Marcilio Cândido
1 -18
pdf
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: fatores de evasão e permanência
Bruno J. B. Galasso, Daisa Valverde dos Santos
1 - 20
pdf
TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD
empregabilidade e atuação
Daniel Santos Braga, Márcia Helena Inácio, Nivalda Chaves dos Santos Salomé, Amanda Tolomelli Brescia
1-25
pdf
A DIMENSÃO EDUCATIVA E O FAZER PEDAGÓGICO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Ramofly Bicalho
1-21
pdf
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO
Patrícia Brito Souza da Nóbrega, Deyse Morgana das Neves Correia
1 - 25
pdf
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
Kaian Lago, Eduardo Zapparoli, Ernani Cesar de Freitas, Luis Henrique Boaventura
1 - 25
pdf
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
Marismênia Nogueira dos Santos, Maria Núbia de Araújo, Ruth Maria de Paula Gonçalves, Ciro Mesquita de Oliveira
1-20
PDF
MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE VERSAM AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho, Rafael Marques Gonçalves
1-30
pdf
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
Aline de Carvalho Moura, Joyce da Costa Lima
1 - 21
pdf
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E A TERCEIRIZAÇÃO
Yossonale Viana Alves, Shilton Roque dos Santos, Marcio Adriano de Azevedo
pdf
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RESISTÊNCIA:
o cabelo como posicionamento político
Amanda Motta Castro, Elina Rodrigues de Oliveira, Gabriele Costa Pereira
1-18
pdf
A PERSPECTIVA DECOLONIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
Uma revisão de literatura
Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro
1 - 17
pdf
TENSIONAMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS MUDANÇAS NAS ELEIÇÕES PARA DIRETOR ESCOLAR NO ESTADO DO PARANÁ
Andréia Paula Basei
1-26
pdf
AS CATEGORIAS TRABALHO (MARX) E HUMANIZAÇÃO (FREIRE): implicações no currículo “São Paulo Faz Escola”
Aldo Abitante, Renata Reis dos Santos, Juliana Rezende Torres, Antônio Fernando Gouvêa da Silva
1 - 17
pdf
JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Julimar Santiago Rocha, Patrícia Carla da Hora Correia, Jocenildes Zacarias Santos
1-25
pdf
GESTÃO UNIVERSITÁRIA VERSUS PERFORMATIVIDADE:
uma comparação entre diferentes instituições
Alcione Ziliotto, Odilon Luiz Poli
pdf
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
pdf
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
Rafael Magalhães Costa, Rogério Omar Caliari, Maria José de Resende Ferreira
pdf
NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
Suely Aparecida Martins, Franciele Soares dos Santos
1-27
pdf
MAL-ESTAR DOCENTE E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Altair Alberto Fávero, Camila Chiodi Agostini, Larissa Morés Rigoni
1 - 27
pdf
EDUCACIÓN SUPERIOR SOCIO-INCLUSIVA EN EL CONURBANO BONAERENSE: el caso de la Universidad Nacional de Hurlingham (UNaHur)
Roxana Regina Taranto Orilio, Santiago Durante, Jorge Alejandro Santos
1 - 22
pdf
EDUCAÇÃO DE SURDOS: Aspectos a se considerar segundo percepção dos alunos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre inserção em espaço acadêmico
Cesar Gomes de Freitas, Cristina Maria Carvalho Delou, Tatiane Militão de Sá, Helena Carla Castro
1-21
pdf
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO INFORMAL
saberes docentes mobilizados na educação especial
Riceli Gomes Czekalski, Cínthia de Oliveira Gonçalves, Isabele Gamarra de Freitas, Cleusa Inês Ziesmann
1-17
pdf
IMPACTOS DE LA PANDEMIA COVID-19 EN EL RENDIMIENTO ACADÉMICO UNIVERSITARIO DURANTE LA TRANSICIÓN A LA EDUCACIÓN VIRTUAL
Herlinda Gervacio Jiménez, Benjamín Castillo Elías
1 - 29
PDF
AS NARRATIVAS SOBRE SER CRIANÇA: do desencanto ao encantamento em experiência de acadêmico a pesquisador
Antonio Morais da Costa, Andrea Astigarraga
01-22
pdf
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo
Fabrício Oliveira da Silva, Rita de Cássia Menezes de Mattos
1-22
pdf
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
Claudio Costa, Márcia Finimundi Nóbile, Lívia Regina Saiani Crespi
1-28
pdf
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA
Marcos Elias Emerim, Janaína Scopel Faé, Josimar de Aparecido Vieira
01-18
pdf
Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA
: algumas aproximações
FERNANDA REGINA SILVA DE AVIZ, TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS, NILZA MARIA RIBEIRO
1-20
pdf
PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA:
saberes necessários
Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Araci Asinelli-Luz
1-22
pdf
A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
Marta Regina Brostolin, Ana Paula Zaikievicz Azevedo
1-19
pdf
CRIANÇAS E REINVENÇÕES LÚDICAS: produção de culturas infantis em tempos de covid-19
Eunice Andrade de Oliveira Menezes
1-19
pdf
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA:
um estudo sobre infâncias de uma geração
Emanuelle Sartori, Aline Maria Lunardon, Marynelma Camargo Garanhani
1-21
pdf
PRINCIPIOLOGIA DO ECA NO CASO BEBÊ JONATAS E A ACUSAÇÃO DE CRIME PATERNAL: representações sociojurídicas sobre direito da criança e o dever dos pais
Ricardo Cortez Lopes
1-28
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
ISSN
ISSN 1984-1566.
Visitantes
Desde 01/03/2023
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Indexadores
Indexadores