CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5659

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Assistência ao Educando, Política da Educação, Formação dos Profissionais da Educação

Resumo

A história das pessoas com deficiência é marcada pela sua exclusão na sociedade desde a pré-história. No Brasil, até por volta de 1970, elas eram segregadas por meio de uma prática assistencialista. Após muitas lutas e exigências de agências internacionais, há a implementação de políticas que articulam a Educação Especial com o sistema regular de ensino, primeiro para integração e, a partir da década de 1990, para a inclusão escolar. Assim, esse ensaio teórico, parte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo realizar o resgate histórico das concepções, práticas de cuidado e retratar a perspectiva de escolarização das pessoas com deficiência na realidade legislativa e no cenário escolar que busca ser inclusivo. As análises acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais apontaram a necessidade de assegurar uma formação conivente com a realidade escolar, garantindo meios para que todos os alunos tenham acesso aos conhecimentos e principalmente êxito no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabricio de Lima Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Educação e licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE). E-mail: ho.15@hotmail.com

David Espinola Batista, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. E-mail: david_jpbr@yahoo.com.br 

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo - Noruega (2016). Professora Adjunto do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE) certificado pelo CNPq. 

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva