CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5659

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Assistência ao Educando, Política da Educação, Formação dos Profissionais da Educação

Resumo

A história das pessoas com deficiência é marcada pela sua exclusão na sociedade desde a pré-história. No Brasil, até por volta de 1970, elas eram segregadas por meio de uma prática assistencialista. Após muitas lutas e exigências de agências internacionais, há a implementação de políticas que articulam a Educação Especial com o sistema regular de ensino, primeiro para integração e, a partir da década de 1990, para a inclusão escolar. Assim, esse ensaio teórico, parte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo realizar o resgate histórico das concepções, práticas de cuidado e retratar a perspectiva de escolarização das pessoas com deficiência na realidade legislativa e no cenário escolar que busca ser inclusivo. As análises acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais apontaram a necessidade de assegurar uma formação conivente com a realidade escolar, garantindo meios para que todos os alunos tenham acesso aos conhecimentos e principalmente êxito no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabricio de Lima Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Educação e licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE). E-mail: ho.15@hotmail.com

David Espinola Batista, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. E-mail: david_jpbr@yahoo.com.br 

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo - Noruega (2016). Professora Adjunto do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE) certificado pelo CNPq. 

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

SILVA, F. de L. B.; BATISTA, D. E.; MASSARO, M. CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–23, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5659. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5659. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva