CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5659Palavras-chave:
Educação especial, Educação inclusiva, Assistência ao Educando, Política da Educação, Formação dos Profissionais da EducaçãoResumo
A história das pessoas com deficiência é marcada pela sua exclusão na sociedade desde a pré-história. No Brasil, até por volta de 1970, elas eram segregadas por meio de uma prática assistencialista. Após muitas lutas e exigências de agências internacionais, há a implementação de políticas que articulam a Educação Especial com o sistema regular de ensino, primeiro para integração e, a partir da década de 1990, para a inclusão escolar. Assim, esse ensaio teórico, parte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo realizar o resgate histórico das concepções, práticas de cuidado e retratar a perspectiva de escolarização das pessoas com deficiência na realidade legislativa e no cenário escolar que busca ser inclusivo. As análises acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais apontaram a necessidade de assegurar uma formação conivente com a realidade escolar, garantindo meios para que todos os alunos tenham acesso aos conhecimentos e principalmente êxito no processo de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.