“EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO”: BNCC, neoliberalismo e o retorno aos anos 1990
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5676Palavras-chave:
BNCC, Currículo básico., Políticas públicas em educação., NeoliberalismoResumo
Esse trabalho analisa a relação entre a BNCC e a retomada do modelo neoliberal para educação da década de 1990, refletindo como a base se concretiza como instrumento da atual ofensiva neoliberal na educação. Assim sendo, realizamos um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e analítico realizado por meio da análise documental da BNCC, no que se refere aos fundamentos pedagógicos e etapa do ensino médio. Os dados da pesquisa foram processados com o auxilio do software NVivo. Identificamos que a BNCC foi elaborada em concordância com as recomendações dos Organismos Internacionais, retomando elementos do modelo neoliberal para educação de 1990, com foco em uma educação instrumental e utilitarista que desconsidera as variáveis extraescolares e as contradições do modo de produção capitalista, visando atender aos interesses do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.