O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5686Palavras-chave:
Brincar, Culturas infantis, Cultura lúdica, InfânciaResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência social e cultural do brincar vivido pelas crianças no mundo contemporâneo, considerando que este ato transpassa diferentes tempos e lugares em que passado e presente, analógico e digital são marcados, ao mesmo tempo, pela continuidade e pela mudança. A problemática central aborda sobre o brincar de crianças e as suas interações com as tecnologias digitais móveis como uma necessidade de, cada vez mais, aprofundarmos o conhecimento acerca de como esse fenômeno tem se desenvolvido e estruturado as culturais infantis na contemporaneidade. Sob a perspectiva teórica da Sociologia da Infância e a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, por meio de “rodas de brincadeiras” utilizando o tablet e smartphone desenvolvemos o método da Pesquisa com criança. Como resultado evidenciamos que os atos de brincadeiras com as tecnologias digitais móveis têm sido ampliados, de modo que todo o movimento vivido pela criança favorece para que a mesma possa ressignificar e trazer novas formas de brincar para compor a cultura lúdica.
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