O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA SOBRE A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS NO BRASIL (2007-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5699

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos, Ensino da Língua Portuguesa para surdos

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento da aprendizagem do Português escrito pelo surdo no Brasil, com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como descritores o ensino da Língua Portuguesa para surdos e a aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos. Com o objetivo de sistematizar informações, foram analisados 24 trabalhos (16 dissertações e 8 teses) produzidos entre 2007 e 2018. Destaca-se o contínuo crescimento de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do Português escrito para os surdos no Brasil, com enfoque nos recursos didáticos, nas ferramentas tecnológicas e na aquisição do sistema normativo dessa língua como proposta educacional mais adequada à condição desse sujeito. Assim, revela-se necessário o aprofundamento de pesquisas que investiguem os caminhos que o surdo percorre para construir um sistema conceitual da outra língua em sua mente, no caso, o Português escrito.

Biografia do Autor

Andréia Mendiola Marcon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras-Linguística pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação (Gespe) e do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (Gepalfa) da Universidade de Passo Fundo/RS. E-mail: andreia.marcon@sertao.ifrs.edu.br

Flavia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado em Educação pela Flacso Argentina. Professora, membro do Grupo de Pesquisa em Educação (Gespe) e do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (Gepalfa) da Universidade de Passo Fundo/RS. E-mail: caimi@upf.br 

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva