SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA
: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5788Palavras-chave:
Sociologia da Infância. Pedagogia de Paulo Freire. Infância. Criança.Resumo
Com este estudo, objetiva-se apresentar algumas aproximações entre a Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana, além de destacá-las e apontá-las como aportes teóricos de uma educação como sinônimo de liberdade e de autonomia. A Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana apresentam convergências teóricas e epistemológicas ao abordar questões como diálogo, escuta, curiosidade, autonomia e liberdade. Ambas coadunam com uma educação pensada a partir de seus sujeitos, de suas experiências, de suas vozes, saberes e fazeres. Na intenção de trazer aspectos semelhantes dessas duas correntes, indica-se a pesquisa bibliográfica a partir de Qvortrup (2010), Corsaro (2011), Sarmento (2015) e Freire (1982, 2003). Conclui-se que a Sociologia da Infância se torna, tal como a Pedagogia de Freire, um agir em busca de autonomia, pois entende que o ser humano se forma desde a infância. Essa formação é vista como processo, daí a provocação para que esta não seja vista apenas como uma fase passageira, mas como uma categoria potencialmente capaz de formar sujeitos felizes, desde que estimulados pelo afeto e pela amorosidade, como a infância vivida por Freire em Recife.
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