EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6286

Palavras-chave:

Currículo. Educação do Campo. Políticas Públicas.

Resumo

O estudo aborda a temática de Educação do Campo com foco na formação de educadores. Tem por objetivo fazer uma breve análise do currículo do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia - CCSST da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de Imperatriz, buscando identificar a existência do debate sobre Educação do Campo na formação dos educadores. Utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de Arroyo (2004; 2012), Caldart (2002; 2004), Candau (2007) e Molina (2004; 2015), além de análise documental. Os resultados permitem identificar que o debate no curso de pedagogia sobre a temática em questão é realizado no âmbito de uma disciplina optativa, e, portanto, com pouca frequência. Todavia, outras disciplinas também apresentam em suas ementas conteúdos afins, possibilitando o contato com a discussão, embora de forma limitada, bem como o entendimento da sua importância no contexto plural em que os educadores são inseridos.

Biografia do Autor

IARA RODRIGUES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Formação Docente em Práticas Educativas -PPGFOPRED (UFMA). Membro do Grupo de estudo e pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Monitora de Educação na Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo. E-mail: iararodriguesuft@gmail.com

ISABELA MENDES COSTA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Formação Docente em Práticas Educativas -PPGFOPRED (UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Assistente Social da UFMA. E-mail:  isabelamendesas@gmail.com

WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutor em Letras (UFT/ Araguaína). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (UFMA). E-mail: wg.zaparoli@ufma.br

UBIRATAN FRANCISCO DE OLIVEIRA

Doutor em Geografia (UFG). Membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Sujeito e Existência - Dona Alzira-IESA-UFG. Integrante do grupo de pesquisa Agroecologia e Nova Cartografia Social (GEPACS/UFT). Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Curso de Educação do Campo - Campus Tocantinópolis.  E-mail: bira@mail.uft.edu.br

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, I.; MENDES COSTA CAMPOS, I.; GOMES ZAPAROLI, W.; FRANCISCO DE OLIVEIRA, U. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6286. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6286. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns