A EDUCAÇÃO E A MÍSTICA NO/DO MST:

percurso ético-político-educativo na construção de saberes e de um povo político emancipado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6348

Palavras-chave:

Mística. Educação emancipatória. MST. Formação humana.

Resumo

O presente artigo se inscreve na interface entre os Movimentos Sociais e a Educação, partindo da realidade da prática educativa da Mística do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A problemática que mobiliza esta reflexão é: quais as possíveis contribuições da Mística na perspectiva da educação emancipatória para o fortalecimento dos processos de formação humana no MST? O artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Mística na perspectiva da educação emancipatória para o fortalecimento dos processos de formação humana no Movimento Sem Terra. Para tal itinerário, mobilizou-se a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento do percurso teórico-metodológico, fez-se uso das reflexões de autores abalizados nas discussões, tais como: Coelho (2010), Caldart (2012), Stedile e Fernandes (2012), Souza (2012), Moura (2019) e Figueiredo (2020). Por fim, concluiu-se que a Mística enquanto prática educativa possibilita o fortalecimento do processo de formação humana e identitária do povo político do MST e, ao mesmo tempo, a educação para a coletividade a qual torna consistente a existência e a mobilização organizativa e política do Movimento Sem Terra no decorrer da história e das lutas sociais por um projeto societário outro.

Biografia do Autor

Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI/UFPE/CNPq) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ(UFPE/CNPq). E-mail: allandiego_st@hotmail.com

André Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação pela UFPE. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu-UFPE). Membro do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI/UFPE/CNPq). E-mail: andreferreiraufpe@gmail.com

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Publicado

2021-09-05

Como Citar

FIGUEIREDO, A. D. R.; SILVA, A. G. F. da. A EDUCAÇÃO E A MÍSTICA NO/DO MST:: percurso ético-político-educativo na construção de saberes e de um povo político emancipado. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6348. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6348. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns