FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:

a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6360

Palavras-chave:

Política linguística educacional. Escola. Língua alemã.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o modelo de política linguística educacional proposto nos primórdios do século XXI, de 2000 a 2004 pelo município de Blumenau/SC, que pretendeu a manutenção da língua alemã no currículo escolar, introduzida na região a partir das políticas imigratórias do século XIX e ainda praticada por comunidades de fala. Esse trabalho se enquadra nos debates acerca do campo de pesquisas da política linguística, tendo como referenciais Spolsky, (2004), (2009), (2016); Shohamy, (2006). No projeto proposto pela secretaria de educação, o domínio escolar, segundo Mailer (2003), pautou-se pelos seguintes eixos:  Normalização da Oferta de Línguas no Currículo Escolar e Programa de Ensino de Alemão; Projeto de Formação de Professores de Alemão; Escolas Bilíngues; Conselho do ensino da Língua Alemã. Em relação aos resultados, o presente trabalho constatou que as línguas minoritárias continuam estigmatizadas e invisibilizadas nas políticas educacionais, no caso a língua alemã. No projeto analisado a língua alemã deveria estar presente no currículo escolar sendo reconhecida como língua de herança de parte da população local.

Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, 41 984111767

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE - Universidade de Blumenau – FURB. Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Educativas- GPFORPE. E-mail: crrodrigues@furb.br

Valéria Contrucci de Oliveira Mailer

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do curso de Letras da Universidade de Blumenau – FURB. Grupo de Pesquisa: Políticas de Educação na Contemporaneidade. E-mail: vmailer@furb.br

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Publicado

2021-09-05

Como Citar

RODRIGUES, C. R.; MAILER, V. C. de O. . FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:: a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–24, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6360. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6360. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil