FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:

a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6360

Palavras-chave:

Política linguística educacional. Escola. Língua alemã.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o modelo de política linguística educacional proposto nos primórdios do século XXI, de 2000 a 2004 pelo município de Blumenau/SC, que pretendeu a manutenção da língua alemã no currículo escolar, introduzida na região a partir das políticas imigratórias do século XIX e ainda praticada por comunidades de fala. Esse trabalho se enquadra nos debates acerca do campo de pesquisas da política linguística, tendo como referenciais Spolsky, (2004), (2009), (2016); Shohamy, (2006). No projeto proposto pela secretaria de educação, o domínio escolar, segundo Mailer (2003), pautou-se pelos seguintes eixos:  Normalização da Oferta de Línguas no Currículo Escolar e Programa de Ensino de Alemão; Projeto de Formação de Professores de Alemão; Escolas Bilíngues; Conselho do ensino da Língua Alemã. Em relação aos resultados, o presente trabalho constatou que as línguas minoritárias continuam estigmatizadas e invisibilizadas nas políticas educacionais, no caso a língua alemã. No projeto analisado a língua alemã deveria estar presente no currículo escolar sendo reconhecida como língua de herança de parte da população local.

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Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, 41 984111767

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE - Universidade de Blumenau – FURB. Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Educativas- GPFORPE. E-mail: crrodrigues@furb.br

Valéria Contrucci de Oliveira Mailer

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do curso de Letras da Universidade de Blumenau – FURB. Grupo de Pesquisa: Políticas de Educação na Contemporaneidade. E-mail: vmailer@furb.br

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Publicado

2021-09-05

Como Citar

RODRIGUES, C. R.; MAILER, V. C. de O. . FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:: a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–24, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6360. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6360. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil