A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: aproximações com o Teatro do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6366

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação dos sentidos. Trabalho e Educação. Teatro do Oprimido., Educação de Jovens e Adultos. Educação dos sentidos. Trabalho e Educação. Teatro do Oprimido.

Resumo

Na educação de jovens e adultos o conceito de trabalho – a partir das concepções marxistas, que o compreende em seu sentido histórico, como emprego assalariado e também em seu sentido ontológico, como forma de autorrealização humana – assume um papel de destaque, principalmente na integração da educação básica à educação profissional.  A educação, nessa acepção, deve almejar a emancipação completa dos seres humanos, ultrapassando as dicotomias que separam fazer intelectual de fazer manual, corpo e mente, emoção e razão. Considerar uma educação dos sentidos, englobando um saber além do intelectualizado, mas produzido pelo próprio corpo, e nele organizado e encarnado antes do intermédio da consciência, é de primordial importância para a formação integral do ser humano, não o reduzindo a um ser cindido que se forma para atender somente às necessidades imediatas da sociedade capitalista. O presente artigo visa trazer contribuições, a partir do Teatro do Oprimido, para uma educação dos sentidos na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa utilizou-se de metodologia qualitativa, através de revisão bibliográfica e da aplicação de questionário online aos estudantes Proeja do Colégio Pedro II, instituição federal de ensino no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Ricardo Miranda, Colégio Pedro II

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Colégio Pedro II. Orientador Educacional do Colégio Pedro II.  E-mail: rics.miranda@gmail.com

Ana Carolina Rigoni Carmo, Colégio Pedro II

Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Professora Titular de Filosofia do Colégio Pedro II e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E-mail: anacarolinarigoni@gmail.com

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

MIRANDA, R.; CARMO, A. C. A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: aproximações com o Teatro do Oprimido. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6366. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6366. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns