RASTROS DE MEMÓRIAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6380Palavras-chave:
Memória. História da Educação. Ensino de Matemática.Resumo
O artigo encontra-se inserido nas pesquisas relacionadas à história da educação matemática e objetiva tecer uma história acerca do ensino de Matemática a partir dos rastros de memória de um ex-aluno de uma escola teuto-brasileira do município de Antônio Carlos (SC), num determinado momento histórico. Utiliza-se como ferramentas teórico-metodológicas os conceitos de Michel Foucault. Como material de análise desta problemática, consideram-se fotografias, memórias, desenhos e documentos. A dimensão analítica se dá por meio de um exercício existente entre memória e história a partir de depoimentos, para perceber as condições pelas quais os sujeitos estudantes praticaram um certo tipo de matemática naquelas escolas. Como dimensão histórica, verifica-se a presença do poder disciplinar e vigilância por parte do Estado, a estrita observância do Programa para as Escolas Isoladas de Santa Catarina elaborados para aquele tipo de estabelecimento de ensino, por onde os alunos recebiam atividades matemáticas, notadamente, relacionadas à sua vida cotidiana.
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