IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA:
Cultura escolar e romanização
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6452Palavras-chave:
Educação de Imigrantes. Curitiba. Cultura Escolar.Resumo
Este estudo analisa a relação dos imigrantes alemães, que chegaram a Curitiba a partir de meados do século XIX até início do século XX, com a educação. Vindos de regiões nas quais a escolarização fazia parte de sua cultura, estes imigrantes elegeram a educação escolar como instrumento de manutenção e transmissão da língua e da religião de origem, - os dois principais elementos de preservação da identidade étnica/cultural. O problema que guiou o desenvolvimento deste estudo interrogou em que medida a Escola Popular Alemã Católica de Curitiba fundada em 11 de maio de 1896, atual Colégio Bom Jesus, se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba e, como a cultura escolar ali desenvolvida contribuiu para a concretização de tal objetivo. Dentre as fontes utilizadas, destacam-se o acervo documental disponível no Arquivo Pró-memória do Colégio Bom Jesus e ainda, relatórios do governo do estado do Paraná, a imprensa periódica de Curitiba e bibliografia pertinente. Teórica e metodologicamente a pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, mais especificamente nos estudos relacionados à história das instituições escolares e da cultura escolar. Os resultados apontam que a escola estudada atendia um público específico, em sua maioria filhos de imigrantes alemães católicos, que traziam consigo a preocupação de preservar na nova Pátria a cultura do país de origem. Para tanto, o aprendizado da língua alemã, ao lado do cultivo da religião Católica, segundo seus moldes, eram elementos fundamentais. Assim, nos seus primeiros anos de funcionamento, a instituição caracterizou-se como uma escola étnica, que se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba, e a cultura escolar nutrida em seu interior colaborou para esse intento.
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