IMIGRAÇÃO ALEMÃ E COLONIZAÇÃO NO SEGUNDO IMPÉRIO (1840-1889):
constituindo a História Religiosa de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6453Palavras-chave:
Imigração, Colonização, História Religiosa, Santa CatarinaResumo
O estudo objetiva analisar as influências da imigração alemã na formação do sistema religioso de Santa Catarina entre 1840 e 1889, contribuindo para a constituição de uma História Religiosa desse período. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental, embasada por fontes da Presidência de Província de Santa Catarina, analisados através de referenciais que tratam da imigração alemã para o Brasil no século XIX, considerando aspectos políticos, econômicos e socioculturais associados à colonização. Os resultados evidenciam que a História Religiosa de Santa Catarina é caracterizada pelos diversos arranjos históricos embasados nas ações de indivíduos e de coletivos, vinculadas à emergência de uma infraestrutura à serviço da religiosidade dos diversos segmentos da população, destacando o antagonismo entre as práticas socioculturais de católicos e protestantes luteranos. Mostra-se, ainda, que o sistema religioso constituiu uma estratégia de construção tanto da Província como do Império, relacionado ao engendramento de um espaço público influenciado pela imigração e colonização alemãs.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Politica do Imperio do Brazil (de 25 de março de 1824). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em 30 maio 2021.
DREHER, Martin. O Estado Novo e a Igreja Evangélica Luterana. In: MÜLLER, Telmo Lauro (Org.). Nacionalização e imigração alema. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994, p.87-110.
FIGUEIREDO, Marcelo. Transição do Império à República Velha. Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofia, Politica y Humanidades, n. 26, segundo semestre 2011, pp.119-145.
FISCHER, Joachim. Quem é Lutero no Brasil? In: DREHER, Martin N. (Org.). Reflexões em torno de Lutero. V.II. São Leopoldo, 1984. p.53-77.
JOCHEM, Toni Vidal; ALVES, Débora Bendocchi. São Pedro de Alcântara: 170 anos depois... 1829-1999. São Pedro de Alcântara: Coordenação dos Festejos, 1999.
JULIA, Dominique. História religiosa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.). História: novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988, p.106-31.
KLUG, João. Imigração e luteranismo em Santa Catarina: a comunidade alemã de Desterro. Florianópolis: Papa-Livro, 1994.
NOGUEIRA, Vera Lúcia; PAULA, Dalvit Greiner de. A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro. Cadernos de História da Educação, v.17, n.3, p.627-649, set./dez. 2018.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina o Brigadeiro Antero Jozé Ferreira de Brito dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1841.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina o Marechal de Campo Graduado Antero Jozé Ferreira de Brito dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1842.
SANTA CATARINA (Província). Falla, que o Presidente da Provincia de Santa Catharina o Marechal de Campo Antero Jozé Ferreira de Brito, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1844.
SANTA CATARINA (Província). Falla, que o Presidente da Provincia de Santa Catharina o Marechal de Campo Antero José Ferreira de Brito dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1846.
SANTA CATARINA (Província). Falla, que o Presidente da Provincia de Santa Catharina o Marechal de Campo Antero José Ferreira de Brito dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1847.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio com que o Exmo. Sr. Dr. Severo Amorim do Vale, Vice-Presidente desta Provincia, entregou a administração da mesma Provincia ao Exmo. Sr. Dr. João José Coutinho, 1850a.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina Dr. João José Coutinho dirigio á Assemblea Legislativa Provincial, 1850b.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia, o Exmo. Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1851.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina, o Exmo. Sr. Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1852.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina, o Exmo. Sr. Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1853.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio que o Presidente da Provincia de Santa Catharina, o Exmo. Sr. Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1854.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio que o Presidente da Provincia de Santa Catharina, o Exmo. Sr. Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa da mesma Provincia, 1855.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina Dr. João José Coutinho, dirigio á Assemblea Legislativa Provincial, 1856.
SANTA CATARINA (Província). Falla que o Presidente da Provincia de Santa Catharina Dr. João José Coutinho dirigio á Assemblea Legislativa Provincial, 1859.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio do Presidente da Provincia de Santa Catharina Francisco Carlos de Araujo Brusque apresentado á Assemblea Legislativa Provincial, 1860.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentando ao Exmo. 1º. Vice-Presidente da Provincia de Santa Catharina o Commendador João Francisco de Souza Coutinho pelo Presidente o Conselheiro Vicente Pires da Mota, 1862.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentando ao Exmo. 1º. Vice-Presidente da Provincia de Santa Catharina o Commendador Francisco José d’Oliveira pelo Exmo. Presidente Pedro Leitão da Cunha, 1863.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentando á Assemblea Legislativa Provincial de Santa Catharina na sessão ordinaria do 1º. de março e Falla dirigida á mesma Assemblea na sessão extraordinaria de 11 de junho pelo Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque Lacerda, 1866.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentado pelo 2º. Vice-Presidente de Santa Catharina o Exmo. Sr. Dr. Manoel do Nascimento da Fonseca Galvão ao Presidente o Exmo. Sr. Dr. André Cordeio de Araujo Lima Por occasião de passar-lhe a administração da mesma, 1870.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio com que o Exmo. Sr. Dr. Pedro Affonso Ferreira Passou a administração da Provincia de Santa Catharina ao 4º. Vice-Presidente o Exmo. Sr. Tenente-Coronel Luiz Ferreira do Nascimento e Mello, 1873.
SANTA CATARINA (Província). Falla dirigida á Assemblea Legislativa Provincial de Santa Catharina em 25 de março de 1884 pelo Exmo. Sr. Presidente da Provincia Dr. João Thomé da Silva, 1874.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio com que ao Exmo. Sr. Dr. Herminio Francisco do Espirito Santo 1º. Vice-Presidente passou a administração da Provincia de Santa Catharina o Dr. Alfredo d’Escragnolle Taunay, 1877.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio com que ao Exmo. Sr. Dr. Lourenço Cavalcanti de Albuquerque passou a administração da Provincia de Santa Catharina o Exmo. Sr. Dr. Joaquim da Silva Ramalho 1º. Vice-Presidente, 1878.
SANTA CATARINA (Província). Falla com que o Exmo. Sr. Dr. Francisco Luiz da Gama Roza abrio a primeira sessão da vigesima quinta legislatura da Assemblea Legislativa Provincial de Santa Catharina, 1884.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentado à Assemblea Legislativa da Provincia de Santa Catharina na 1ª. sessão de sua 26ª. legislatura pelo Presidente Dr. Francisco José da Rocha, 1886.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio apresentado á Assemblea Legislativa Provincial de Santa Catharina na 2ª. sessão de sua 26ª. legislatura pelo Presidente Francisco José da Rocha, 1887.
SANTA CATARINA (Província). Relatorio com que ao Exmo. Sr. Dr. José Ferreira de Mello passou a administração da Provincia de Santa Catharina o Dr. Coronel Augusto Fauso de Souza, 1889.
SANTOS, A. V. As escolas alemãs em Santa Catarina e sua transformação para teuto-brasileiras: uma análise histórica. Acta Scientiarum. Education. v. 36, n. 2, p. 233-242, July-Dec., 2014.
SANTOS, A.V.; CECCHETTI, E. A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação. Comunicações, v. 25, n. 2, p. 283-305, maio-ago 2018.
SCHADEN, Egon; WILLEMS, Emílio; NEIVA, Arthur Hehl. Critérios para a conceituação das colônias sob o ponto de vista do seu êxito ou insucesso. In: Colóquio De Estudos Teuto-Brasileiros, 1, 1963. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 1966, p.357-358.
SEYFERTH, Giralda. A conflituosa história da formação da etnicidade teuto-brasileira. In: FIORI, N. A. (Org.). Etnia e educação: a escola “alemã” do Brasil e estudos congêneres. Florianópolis: Ed. da UFSC; Tubarão: Ed. Unisul, 2003, p. 21-61.
SEYFERTH, Giralda. Imigração e cultura no Brasil. Brasília: Ed. UnB, 1990.
WARTHA, Rodrigo. História e povoamento do vale do Itajaí: um território em disputa. In: OLIVEIRA, Lilian B.; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo (Orgs.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. Blumenau: Edifurb, 2014. p. 47-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.