DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM:
em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6464Resumo
Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum.
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