RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR

interações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6473

Palavras-chave:

Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.

Resumo

O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.

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Biografia do Autor

Samara Andrade da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Educação Básica no município de Puxinanã, Paraíba.  E-mail: samara-andrade@hotmail.com

 

Sonia Regina Mendes dos Santos, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: profsmende@gmail.com

Diego Ferreira, Universidade de Lille, França.

Doutor em Educação pela UFF. Professor substituto do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Lille, França. E-mail: diego.ferreira@univ-lille.fr

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: efelisberto@yahoo.com.br

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

COSTA, S. A. .; SANTOS, S. R. M.; FERREIRA, D.; BERNADO, E. da S. . RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6473. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua