RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR

interações possíveis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6473

Palabras clave:

Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.

Resumen

O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Andrade Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Educação Básica no município de Puxinanã, Paraíba.  E-mail: samara-andrade@hotmail.com

 

Sonia Regina Mendes Santos, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: profsmende@gmail.com

Diego Ferreira, Universidade de Lille, França.

Doutor em Educação pela UFF. Professor substituto do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Lille, França. E-mail: diego.ferreira@univ-lille.fr

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: efelisberto@yahoo.com.br

Citas

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 06 jun. 2021.

CHAMPY, Florent. La sociologie des professions. Paris: PUF, 2009.

CHAMPY, Florent. Nouvelle théorie sociologique des professions. Paris: PUF, 2011.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique – Du savoir savant au savoir enseigné, Grenoble. La Pensée sauvage, 1985.

DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 842-857, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211/pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. Acesso em: 15 jan. 2020.

GATTI, Bernardete et al. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: MEC/UNESCO, 2011.

GATTI, Bernardete et al. Professores do Brasil: novos cenários da formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr., 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217. Acesso em: 20 jul. 2020.

GUEDES, Luísa Azevedo. O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Escritas de formação na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Ludmila Thomé de Andrade. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2018/tLuizaGuedes.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOURA, Aline de Carvalho; LIMA, Joyce da Costa. Diálogos entre ensino e pesquisa: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6052. Acesso em: 28 maio 2021.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; MELIN, Ana Paula Gaspar; ALMEIDA, Ordalia Alves. Trabalho docente e formação de professores: Os professores iniciantes e suas práticas. Debates em Educação, Maceió, v. 3, n. 6, p. 33-52, 2011. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/622/362. Aceso em: 19 jul. 2020.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educação, Lisboa, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, PT: Porto Editora, 2013, p. 11-30.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dec. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 17 maio 2019.

PIRES, Manuella de Aragão; CARDOSO, Lívia de Rezende. BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 73-93, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1463/1116. Acesso em: 29 set. 2019.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, p. 94-103, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.

ROLDÃO, Maria do Céu. Conhecimento, didática e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1134-1149, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1134.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.

SANT'ANNA, Neide Fonseca P.; MATTOS, Francisco Roberto P.; COSTA, Cristina Sertã. Formação Continuada de Professores: A Experiência do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. Educação em revista, v. 31, n. 4, p. 249-278, dec. 2015 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698139566. Acesso em: 15 jan. 2020.

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; FERREIRA, Diego. As tecnologias digitais de informação e comunicação e a didática multidimensional: por uma ressignificação necessária. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, p. 12-31, jan./mar. 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/7286/47966541. Acesso em: 22 fev. 2020.

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; BUENO, Belmira Oliveira; FERREIRA, Diego. O Plano de Ações Articuladas e as políticas de formação de professores na Baixada Fluminense: tensões e acomodações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], Rio de Janeiro v. 25, n. 96, p. 675-700, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500829. Acesso em: 20 jun. 2020.

REY, Fernando Luis González. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira, 2002.

SHULMAN, Lee. Those Who Understand: Knowledge Growth. Educational researcher, Washington, vol. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i250140. Acesso em: 11 jan. 2020.

SHULMAN, Lee S. The wisdom of practice: essays on teaching learning, and learning to teach. São Francisco: Jossey- Bass, 2004.

SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento – Diálogos em Educação, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 227-247, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 20 mai. 2019.

SOUZA, Denise Trento Rebello de. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 477-492, dez. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300004. Acesso em: 07 mar. 2021.

STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Kenneth. Rethinking the connections between campus courses and field experiences in college- and university-based teacher education. Jounal of teacher education, v. 61, p. 89-99, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022487109347671. Acesso em: 17 abr. 2020.

Publicado

2021-12-07

Cómo citar

COSTA, S. A. .; SANTOS, S. R. M.; FERREIRA, D.; BERNADO, E. da S. . RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6473. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua