CURRÍCULO:

um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6528

Palavras-chave:

Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza.

Biografia do Autor

Silvia Pantoja de Souza, Universidade do estdo do Amazonas - UEA

Mestre em Educação em Ciências do Programa de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: silviapantoja361@gmail.com

Lucinete Gadelha da Costa

Doutora em Educação - Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. E-mail: lucinetegadelha@gmail.com

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

PANTOJA DE SOUZA, S.; GADELHA DA COSTA, L. CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6528. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns