ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

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DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6893

Resumo

O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.

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Biografia do Autor

Elisângela de Felippe Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- FURG

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Professora do Curso de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/ FURG). Integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). 

Cláudia da Silva Cousin, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010 - Bolsista CAPES); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada II e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/FURG), devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG).

 

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Publicado

2022-10-12

Como Citar

DE FELIPPE RODRIGUES, E.; DA SILVA COUSIN, C. ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6893. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893. Acesso em: 3 dez. 2024.

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