ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: perspectivas curriculares da rede municipal de Lages – Santa Catarina – Brasil (2008-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6986

Palavras-chave:

Ensino de Música, Educação Básica, Polivalência, Legislação Educacional, Lages-SC

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o percurso do ensino de música na rede pública de ensino do município de Lages-SC, em um recorte temporal entre 2008 e 2021. Diversos documentos normativos foram incorporados à legislação educacional brasileira, incluindo o ensino de música na educação básica. Tais documentos oferecem possibilidades de interpretação que conduzem à diversidade de inclusão da música nos currículos escolares em diferentes contextos. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com um professor de música e uma coordenadora da área de artes, com o propósito de compreender concepções relacionadas ao ensino de música, assim como analisar as interpretações oriundas da legislação vigente. Os resultados apontam para diferentes interpretações acerca do ensino de música presente naquela rede municipal de ensino, evidenciando a necessidade de diálogo entre a Secretaria de Educação e instituições formadoras de professores de música e das demais linguagens do componente curricular arte, previstas nas orientações educacionais vigentes.

Biografia do Autor

José Rodrigo Santos Velho, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob a orientação do professor Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo com pesquisa na área de Educação Musical e políticas educacionais voltadas para o ensino de música na Educação Básica. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC) com pesquisa na área de educação musical, ensino e formação de professores e políticas educacionais. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Foi professor colaborador do Departamento de Música do Centro de Artes - CEART da UDESC (2018 - 2021), atuando nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, Percussão na Educação Musical, Confecção de instrumentos alternativos e de percussão na perspectiva da prática docente em música. Ministrou as disciplinas Música e Ensino do curso de Licenciatura em Pedagogia da UDESC. Foi professor do curso de Licenciatura em Música da UNIPLAC (2009 - 2017) onde lecionou as disciplinas de Educação Musical e Percussão. Integra o grupo de Pesquisa; Música e Educação - MUSE vinculado ao programa de pós-graduação em música na UDESC. Atuou como professor de música e capoeira na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Lages-SC (2005 - 2013) onde também coordenou projetos de Confecção de Instrumentos Musicais com materiais alternativos, Grupos escolares de Percussão, Concertos Didáticos de Música e o Projeto Caravana Araçá (intercâmbio entre projeto social nas escolas municipais e itinerantes da Serra Catarinense) o qual foi idealizador. Foi professor de música no CRENSA Comunidade terapêutica de recuperação para dependentes químicos (2004 - 2009) onde pesquisou a área de Musicoterapia na Educação Musical resultando no trabalho de conclusão de curso da graduação intitulado: "A Influência da Música na Recuperação de Dependentes Químicos". Tem experiência como instrumentista (Bateria e Percussão), educador musical e formador de professores de música e pedagogas(os) em diversos contextos. É compositor de peças coletivas para percussão voltadas para o ensino coletivo de instrumentos de percussão no âmbito de cursos de Licenciatura em Música e na Educação Básica. Como músico, atuou em diversos grupos de música brasileira e regional, gravando com diversos artistas nacionais e internacionais, participando de turnês e circuitos musicais nacionais e internacionais. É produtor musical e cultural, praticante e professor de Capoeira com foco na Educação Básica e projetos Sociais.

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, tendo atuado nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC, tendo sido coordenador daquele Programa em duas gestões. É professor voluntário do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros, além de atuar como parecerista ad hoc em diversas publicações acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação no Brasil, entre 2005 e 2013. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, nos biênios 2009-2010, 2013-2014 e 2019-2020. Foi representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014, sendo coordenador daquela comissão (co-chair) entre 2012 e 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integrou a diretoria da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Integrou a diretoria da ISME ? International Society for Music Education nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, tendo atuado como membro do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília - UnB. É co-coordenador da Rede Latino-Americana de Educação Musical - RELEM.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

VELHO, J. R. S.; FIGUEIREDO, S. L. F. de. ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: perspectivas curriculares da rede municipal de Lages – Santa Catarina – Brasil (2008-2021). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–27, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.6986. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6986. Acesso em: 29 mar. 2024.

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