OS SABERES DA DOCÊNCIA E AS DISPARIDADES DE GÊNERO NO MAGISTÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7334Palavras-chave:
Docência, Saberes, Profissionalidade Docente, Disparidade de GêneroResumo
Neste artigo, apresenta-se a análise realizada com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de cenas de filmes e fragmentos de um episódio de uma série espanhola nos quais situações vividas por uma professora e dois professores enquanto trabalham são exibidas. O objetivo é compreender que saberes constituem a prática pedagógica de professoras e professores e a que fontes esses profissionais recorrem para desempenhar seu trabalho e construir seus saberes, tendo as disparidades de gênero presentes na docência como mediações constitutivas desses saberes. Usamos como referência de procedimento analítico os Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Os resultados apontaram que professoras e professores constroem na prática uma pluralidade de saberes durante sua vida profissional e demonstram, por meio de seus atos, competência significativa no enfrentamento dos desafios e da complexidade do seu trabalho. Esses saberes constitutivos da docência são pragmáticos, mas surgem a partir da reflexão da prática com base em arcabouço teórico convergente sem dicotomizar teoria e prática. Deveria existir maior reconhecimento social da docência que em grande maioria é desempenhada por mulheres e, portanto, concebida como área de menor valor na sociedade, o que evidencia disparidade de gênero, e, ainda, maior participação docente nas reformas educacionais, já que esses profissionais, ao longo da carreira, estão imersos numa dinâmica de desenvolvimento de competências articuladas ao saberes próprios da prática pedagógica - o que corrobora a profissionalidade docente.
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