VIDA ATIVA E COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES

ACTIVE LIFE AND INTERGENERATIONAL COEDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7604

Palavras-chave:

Coeducação, Relações intergeracionais, Vida ativa

Resumo

Neste artigo dedicado à vida ativa e à coeducação entre gerações o nosso objetivo é sublinhar o valor do conhecimento das pessoas, seja qual for a sua idade e condição, romper com os estereótipos e contribuir para a boa relação entre gerações. Em termos metodológicos toma a forma de um pequeno ensaio, baseado na nossa experiência de docente e investigador ligado aos idosos e envelhecimento; as nossas ideias são complementadas com as palavras de outros autores consultados. O nosso argumento principal reside na ideia de vida ativa ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos. Valorizamos as continuidades em detrimento das ruturas. Valorizamos a ideia de combinar harmoniosamente o pré-moderno com as condições da pós-modernidade. Procuramos, com as nossas ideias, ajudar a reabilitar o espaço público, a tirar partido das artes e da cultura e a reinventar a Universidade Senior e a Universidade como espaços de coeducação. O texto tem um certo cunho filosófico, propositado, pois é da vida e do sentido da vida que se trata.

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Biografia do Autor

Fernando Pereira, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Sociologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Professor do Instituto Politécnico de Bragança. 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

PEREIRA, F. VIDA ATIVA E COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES: ACTIVE LIFE AND INTERGENERATIONAL COEDUCATION. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7604. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7604. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida