VIDA ATIVA E COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES
ACTIVE LIFE AND INTERGENERATIONAL COEDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7604Palavras-chave:
Coeducação, Relações intergeracionais, Vida ativaResumo
Neste artigo dedicado à vida ativa e à coeducação entre gerações o nosso objetivo é sublinhar o valor do conhecimento das pessoas, seja qual for a sua idade e condição, romper com os estereótipos e contribuir para a boa relação entre gerações. Em termos metodológicos toma a forma de um pequeno ensaio, baseado na nossa experiência de docente e investigador ligado aos idosos e envelhecimento; as nossas ideias são complementadas com as palavras de outros autores consultados. O nosso argumento principal reside na ideia de vida ativa ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos. Valorizamos as continuidades em detrimento das ruturas. Valorizamos a ideia de combinar harmoniosamente o pré-moderno com as condições da pós-modernidade. Procuramos, com as nossas ideias, ajudar a reabilitar o espaço público, a tirar partido das artes e da cultura e a reinventar a Universidade Senior e a Universidade como espaços de coeducação. O texto tem um certo cunho filosófico, propositado, pois é da vida e do sentido da vida que se trata.
Downloads
Referências
ADAM, B. Time and Social Theory. [s.l.] Willey, 1994.
ARCHER, M. Structure, agency and the internal conversation. [s.l.] Cambridge University Press, 2003.
BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development. Experiments by nature and design. [s.l: s.n.]. v. 13
CASTTELS, M. The rise of the network society. 2. ed. [s.l.] Willey-Blackwell, 1996.
CÍCERO, ARCO T. Cato Maior de Senectute . São Paulo: Martin Claret, 2002.
CUNHA, L. P.; PEREIRA, F. A.; LOUREIRO, A. Educação para o Suporte Social e Satisfação com a Vida em Idosos. Em: ÁUREA SOARES BARROSO; ARNOLDO HOYOS, H. S. DA S. & I. F. (ORG. ) (Ed.). Diálogos Interdisciplinares do Envelhecimento. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 47–65.
DEVALL, B.; SESSIONS, G. Deep Ecology: Living as if Nature Mattered. [s.l.] Gibbs M. Smith, 1985.
DINARDI, A. J.; FEIFFER, A. H. S.; FELIPPELLI, H. E. O Uso de Praças Públicas como Espaço Não Formal de Educação. Revista de Educação, Cultura e Sociedade, v. 8, n. 1, p. 311–326, 2018.
ERIKSON, E. Identidade, Juventude e Risco. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17a ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. 4a ed. Oeiras: Celta Editora, 2000.
GONZÁLEZ, A. O. Condiciones de Producción de la Educación Inclusiva. Revista Pedagógica, v. 20, n. 45, p. 134, 31 dez. 2018.
KARDOL, T.; VLĂDUT, A.; AVRIM, S. Intergenerational learning and social inclusion: Measuring the impact in five European countries. Andragoske studije, n. 1, p. 109–128, 2016.
LASH, S. Critique of information. [s.l.] Sage Publications, 2002.
PEREIRA, F. A. A Ideia de Vida Ativa. Em: PEREIRA, F. (Ed.). Teoria e Prática da Gerontologia. Um Guia para Cuidadores de Idoso. 1. ed. Viseu: Psicosoma, 2012a. p. 207–214.
PEREIRA, F. A. O Lugar das Emoções e dos Sentimentos nas Condições da Pós-ModernidadeI Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para Mudar. Bragança: [s.n.]. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/10641/1/Actas Comunicação Oliveira Azemeis Fernando.pdf>.
PEREIRA, F. A. Fenómenos estruturantes da pós-modernidade. Em: PEREIRA, F. (Ed.). Teoria e Prática da Gerontologia. Um Guia para Cuidadores de Idoso. Viseu: Psicosoma, 2012c. p. 17–24.
PEREIRA, F. A. Saúde, Fatores Sociais e Suporte Social dos Idosos. Os muito idosos: estudo do envelhecimento em Coimbra. Perfis funcionais e intervenção, p. 47–67, 2014.
PEREIRA, F. A.; GALVÃO, A. A Comunicação Intergeracional no Contexto da Pós-modernidade. VI Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Seniores. Anais...2022.
SANTOS, B. A reinvenção solidária e participativa do Estado. Sociedade e estado em transformação. São Paulo: …, p. 1–51, 1999.
UNESCO. Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación. [s.l.] Unesco, 2022.
UNITED NATIONS. World Population Ageing. New York: [s.n.]. Disponível em: <https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/ageing2017data.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2023.
VYGOTSKY, L. S. Educational Psychology By L.S. Vygotsky. [s.l: s.n.].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.