A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7691

Palavras-chave:

Cultura da paz, Educação Ambiental, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência, fruto do projeto desenvolvido em uma escola com as turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, voltado para educação ambiental como possibilidade para se promover a cultura da paz. O projeto surgiu a partir da discussão sobre o cuidado do ambiente de sala de aula, pois foi possível perceber que os alunos não apresentavam comportamentos de limpeza. Quando isto era solicitado, surgiam resistências e transferências de responsabilidades, ocasionando discórdias entre os alunos. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, utilizando a observação participante como técnica de pesquisa. A fundamentação teórica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei nº 9.795/1999, Gomes e Nakayama (2017), dentre outros. Como resultados, percebeu-se que os alunos passaram a valorizar seu espaço e o de outras pessoas, mantendo um ambiente preservado, com cuidados que foram imprescindíveis para a cultura da paz. Ademais, durante o andamento do projeto de forma transdisciplinar, foi perceptível a proximidade da escola com as famílias, por meio do trabalho colaborativo. Destarte, cuidar do meio ambiente escolar possibilita o ser humano viver em paz, pois os indivíduos terão zelo pela limpeza deste espaço, serão acessíveis na divisão de tarefas, proporcionando boas convivências uns com os outros. Ademais, a cultura da paz deve ser trabalhada nos espaços escolares, a fim de combater toda e qualquer forma de violência.

Biografia do Autor

Leila Katia de Sousa Farias , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEECA/UEPA.

Frederico da Silva Bicalho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestre em Física da Matéria Condensada pela UFPA, Graduado em Bacharelado em Física pela UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA/UEPA. Atualmente é Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA (2021/2025). e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Física e Ensino de Física da UEPA, Membro Titular da Academia Paraense de Ciências.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

DE SOUSA FARIAS, L. K.; DA SILVA BICALHO, F. A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7691. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7691. Acesso em: 3 jul. 2024.

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