LETRAMENTO DIGITAL E INTERGERACIONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7729Palavras-chave:
Pessoas idosas, Letramento digital, IntergeracionalidadeResumo
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação tem sido realizado de diferentes formas de acordo com os objetivos, propósitos, necessidades, demandas e contextos. Em contrapartida ao acelerado crescimento do ambiente digital, a população idosa foi inserida ao uso das TDICs de forma abrupta e sem auxílio. Diante deste cenário, o letramento digital se mostra de fundamental importância para o desenvolvimento de competências informacionais associado à uma perspectiva intergeracional. A pesquisa articula as temáticas de letramento digital e intergeracionalidade e tem por objetivo analisar o aprendizado do letramento digital de pessoas idosas e a relação com os jovens nativos da era tecnológica. Trata-se de um estudo quase-experimental com avaliação pré e pós-intervenção, realizado com 13 pessoas idosas no período entre junho e julho de 2021. Para o desenvolvimento das intervenções educativas, os participantes foram divididos em dois subgrupos a fim de melhor atender solicitações. A equipe facilitadora das intervenções foi composta por dois alunos jovens e 13 pessoas idosas de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram realizadas 6 intervenções com cada grupo, com duração média de duas horas uma vez por semana. Ao promover o diálogo, a troca de conhecimentos e a capacitação tecnológica, foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas nos domínios: busca de informação; contato social; lazer e entretenimento; e cuidado em saúde. Além disso, foram percebidos benefícios na inclusão digital proporcionando um uso com maior autonomia, segurança e confiança, assim como sentimento de pertencimento, cidadania e inclusão social.
Downloads
Referências
ABDON, A. P. V. et al. Tempo de uso do smartphone e condições de saúde relacionadas em idosos durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 25, 2022.
BRASIL. Lei nº 14.423, de 2022. Estatuto da Pessoa Idosa. Brasília, DF: Casa Civil, 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. DOU de 13/06/2013 (nº 112, Seção 1, pág. 59).
CASADEI, Graciele; BENNEMANN, Rose Mari; LUCENA, Tiago. Influência das redes sociais virtuais na saúde dos idosos. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019.
CONCEIÇÃO, L. R.; BIFANO, A, C. S. A pessoa idosa e as tecnologias digitais: o que a bibliografia revela no caso do Brasil de 2007 a 2017. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, n. 2, p. 625-642, 2020.
DINIZ, Jamylle Lucas et al. Inclusão digital e o uso da internet pela pessoa idosa no Brasil: estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020
EULÁLIO, M. C. ARRUDA, L. F. Estimulação Cognitiva para idosos: avaliação quase experimental de atividades propostas para estimular a memória. In: MENDONÇA JÚNIOR F. J. B.; MENEZES, H. S. G.; LEITE, A. F.(orgs.). Rede de Saberes IV, 331-351. EDUEPB, 2022.
FLAUZINO, K. DE L. et al.. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, v. 45, n. Educ. Real., 2020 45(4), 2020.
KAWAKAMI, Roselma Marcele da Silva Alexandre et al. Experiências de solidão entre os idosos que moram sós. Saúde Coletiva, Barueri, v. 10, n. 57, p. 3729-3738, 2020
KLIMOVA, Blanka et al. Enriching Learning Experience-Older Adults and Their Use of the Internet. In: International Conference on Blended Learning. Springer, Cham, 2018. p. 426-437.
LIMA, José Carlos et al. Inclusão digital para idoso: possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemia. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020.
LIMA NETO, Newton Vieira; CARVALHO, Alexandra Bittencourt de. Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre, v. 15, 2022.
LUCE, Bruno Fortes; THOMAZ, Raquel Prado; ESTABEL, Lizandra Brasil. Os idosos como imigrantes digitais e o acesso e uso das tecnologias digitais de informação e das redes sociais. Biblionline. João Pessoa. Vol. 15, n. 4 (2019), p. 104-115, 2019.
MELO, R. G. M.; FERREIRA, T. M. S.; SILVA, C. F. S. Psicogerontecnologia: a inclusão digital e sua contribuição à saúde mental das pessoas idosas.Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Editora Realize. 2021.
MOTA, Paula Cristina; NEVES, Rui. Intergeracionalidade e TIC: visão dos jovens participantes num Programa Intergeracional. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 2, p. 49-67, 2019.
NIMROD, Galit. Aging well in the digital age: Technology in processes of selective optimization with compensation. The Journals of Gerontology: Series B, v. 75, n. 9, p. 2008-2017, 2020.
OLIVEIRA, Marilene de; SILVEIRA, Pollyanna Santos da; SILVA, Cristiane Moreira da. As mulheres, os feminismos e as TICs. Revista Katálysis, v. 23, p. 449-458, 2020.
OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021031-e021031, 2021.
PENIDO, T. T. S. N.; SILVA, R. M. S. Alfabetização e letramento digital: uma análise sobre a inserção dos meios tecnológicos na educação. Anais do VII Congresso Nacional de Educação, 2021.
ROBERTO, Magda Sofia; FIDALGO, António; BUCKINGHAM, David. O papel da solidariedade intergeracional no âmbito da literacia digital. Revista Kairós-Gerontologia, v. 17, n. 2, p. 09-25, 2014.
SCHUCK, Rogério José; CAZAROTTO, Rosmari Terezinha; SANTANA, Elaíne Lima. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1131-1154, 2020.
SOARES, S. M. et al. Tecnologias digitais no apoio ao cuidado aos idosos em tempos da pandemia da COVID-19. In:
SANTANA, R. F (Org.). Enfermagem gerontológica no cuidado do idoso em tempos da COVID 19. Brasilia, DF: Editora ABen; (Serie Enfermagem e Pandemias, 5), 2021. https://doi.org/10.51234/aben.21.e05.c04
SOARES, M. A. M.. Narrativas de um grupo de professores no processo de atuação com as tecnologias digitais de informação e comunicação na cidade de Chapadinha-MA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2021.
TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; DO SOCORRO SOUZA, Maria. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, n. 22, p. 1-19, 2020.
TILVITZ, Aline Inêz; AREOSA, Silvia Virginia Coutinho. Inclusão Digital de idosos: as (TICs) e o uso do celular. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 27, n. 1, 2022.
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.
XIE, Bo et al. When going digital becomes a necessity: Ensuring older adults’ needs for information, services, and social inclusion during COVID-19. Journal of Aging & Social Policy, v. 32, n. 4-5, p. 460-470, 2020.
ZACARIAS, Eliane Costa. As novas tecnologias da informação e comunicação (NTDICS): um desafio para o professor dos anos iniciais do ensino fundamental i. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 6, n. 1, p. 269-269, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.