APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
Palavras-chave:
Apresentação do DossiêResumo
O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.
A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.
O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.
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