O ATO EDUCATIVO HUMANIZADOR EM CONTEXTO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

reflexões sob a perspectiva histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8052

Palabras clave:

Desenvolvimento Humano, Educação Superior, Prática pedagógica, Teoria da Atividade, Teoria Sócio-Histórico-Cultural

Resumen

Sob o pressuposto de que a extensão se constitui como parte da totalidade do processo educativo na educação superior, e compreendendo o ato educativo como ato de humanização, tal como preconizam a teoria histórico-cultural, de Vigotski e colaboradores, e a perspectiva de educação humanizadora de Paulo Freire, o texto objetiva refletir sobre possibilidades de uma prática pedagógica produtora de humanidade neste contexto. Trata-se de síntese construída no aprofundamento teórico e metodológico sobre atividade de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, vinculada a pesquisa filiada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). Encontra materialidade em estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito de projeto de investigação ocupado com a temática da curricularização da extensão e dos modos pelos quais ela vem sendo organizada na prática pedagógica em diferentes cenários. A partir do referencial teórico assumido, a reflexão empreendida se organiza em torno de categorias como trabalho/atividade, linguagem e consciência, e, no recorte para a prática pedagógica, categorias como atividade de ensino, atividade de aprendizagem e organização pedagógica no contexto de curricularização da extensão na educação superior. Sem a pretensão de esgotar a complexidade que o tema comporta, a expectativa é contribuir para pensar e propor práticas pedagógicas compreendidas como instrumentos de desenvolvimento de formas tipicamente humanas de pensamento e como atividade promotora do humano em cada indivíduo singular no âmbito da extensão articulada na unidade dialética com ensino e pesquisa. A reflexão aponta para possibilidades efetivas de constituição da extensão como campo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, sobre as bases histórico-culturais da teoria da atividade.

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Biografía del autor/a

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Campus Chapecó, SC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Noctua (Formação e Trabalho em Saúde).

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Publicado

2024-11-24

Cómo citar

TEO, C. R. P. A.; ALVES, S. M. O ATO EDUCATIVO HUMANIZADOR EM CONTEXTO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: reflexões sob a perspectiva histórico-cultural. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8052, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8052. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8052. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem