SABERES MANIFESTADOS E CONSTRUÍDOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8110Palavras-chave:
Educação Matemática, Saberes do docente, Resolução de problemasResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os saberes manifestados e construídos por professores de Matemática da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), participantes de uma formação continuada ocorrida em uma escola pública municipal do interior do estado do Maranhão. A formação foi desenvolvida no segundo semestre de 2023 e teve como foco a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A pesquisa possui abordagem qualitativa, e os dados foram construídos a partir da aplicação de dois questionários e das observações realizadas durante os encontros formativos. Os resultados apontam que os professores apresentaram dificuldades iniciais para distinguir problemas de exercícios, além de fragilidades no uso da metodologia. No entanto, ao longo da formação, demonstraram ressignificação de suas concepções e maior clareza sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. Também passaram a reconhecer o valor pedagógico da problematização e a importância de propor situações que favoreçam a reflexão, a construção do conhecimento e o protagonismo dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








