O DIREITO À ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE

desdobrando seus percursos e sua situação atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8244

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Direito à Educação, Política Educacional, Moçambique

Resumo

O propósito do presente artigo é refletir sobre os desdobramentos do processo de garantia do direito à Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos em Moçambique, apontando os caminhos percorridos e sua situação no contexto atual. É um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e documental com aporte em dados das estatísticas oficiais do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano no período de 2014 a 2023. A leitura dos dados e dos resultados aponta que os caminhos percorridos para a materialização da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos em Moçambique, a despeito de ter contribuído para a melhoria das taxas de alfabetização no país, estão ainda distantes do sonho da “erradicação” do analfabetismo. Paralelamente, é possível perceber que, no período analisado, os índices de desistência, apesar de sempre terem sido elevados no país, mostram-se atualmente reduzidos. Contudo, permanece alta a desistência entre as mulheres quando comparada com as taxas dos homens que se matriculam nessa modalidade de ensino. Paradoxalmente, apesar da região norte do país apresentar as maiores taxas de analfabetismo, essa tem sido a região com o menor número de unidades de atendimento para essa modalidade. Os resultados confirmam a importância de considerar itinerários formativos que considerem as características dos locais onde a AEA é implementada e um currículo mais flexível. Isso pode contribuir para a permanência dos jovens e adultos. Ademais, para o Ensino Secundário é fundamental que se pense num currículo ajustado às particularidades do público adulto que tem necessidades e características próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè – Moçambique/Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil (2021). Graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) – Moçambique (2011). Professor e pesquisador no Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no âmbito do Programa GCUB de Mobilidade Internacional – GCUB-Mob, Edital GCUB nº 001/2022, coordenado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente –FOPROFI (UFOP).

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2022-2023) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos - GEPEJAI. Curadora do Café com Paulo Freire da Região dos Inconfidentes.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

BENE, L. E.; ARAÚJO, R. M. B. de. O DIREITO À ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: desdobrando seus percursos e sua situação atual. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8244, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8244. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8244. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua