ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NA PANDEMIA
o estado do conhecimento em educação (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8248Keywords:
Letramento digital, Alfabetização de crianças, Práticas pedagógicasAbstract
Com o surgimento da pandemia da Covid-19 no início do ano de 2020, a sociedade em geral passou por inúmeros desafios, desde a superlotação dos hospitais, até a medida de isolamento social, tendo por consequência a suspensão das atividades pedagógicas presenciais nas escolas. Considerando essas implicações para o processo educacional, a pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo compreender as práticas de letramento digital nos processos de alfabetização de crianças na pandemia da Covid-19 no Brasil. A pesquisa consistiu em um mapeamento na BDTD sobre a produção científica de teses e dissertações defendidas no período de 2020 a 2023, período que compreende tanto o momento inicial e mais tenso da pandemia (2020-2021), quanto os dois anos seguintes (2022-2023), marcados por seus efeitos colaterais. A análise das duas pesquisas que constituem o corpus deste artigo denota que a prática de letramento digital foi articulada ao processo de alfabetização das crianças nas quais ambas as investigações aconteceram. Apesar de algumas dificuldades sociais, tal articulação constitui-se como uma atividade pedagógica inovadora, inclusive para o período pandêmico, tendo em vista que as atividades de ensino e aprendizagem permitiram tanto o resgate das práticas digitais das crianças na escola, quanto contribuíram para o avanço delas, a partir do apoio pedagógico das professoras e dos dispositivos tecnológicos, no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.
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