ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NA PANDEMIA

o estado do conhecimento em educação (2020-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8248

Palavras-chave:

Letramento digital, Alfabetização de crianças, Práticas pedagógicas

Resumo

Com o surgimento da pandemia da Covid-19 no início do ano de 2020, a sociedade em geral passou por inúmeros desafios, desde a superlotação dos hospitais, até a medida de isolamento social, tendo por consequência a suspensão das atividades pedagógicas presenciais nas escolas. Considerando essas implicações para o processo educacional, a pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo compreender as práticas de letramento digital nos processos de alfabetização de crianças na pandemia da Covid-19 no Brasil. A pesquisa consistiu em um mapeamento na BDTD sobre a produção científica de teses e dissertações defendidas no período de 2020 a 2023, período que compreende tanto o momento inicial e mais tenso da pandemia (2020-2021), quanto os dois anos seguintes (2022-2023), marcados por seus efeitos colaterais. A análise das duas pesquisas que constituem o corpus deste artigo denota que a prática de letramento digital foi articulada ao processo de alfabetização das crianças nas quais ambas as investigações aconteceram. Apesar de algumas dificuldades sociais, tal articulação constitui-se como uma atividade pedagógica inovadora, inclusive para o período pandêmico, tendo em vista que as atividades de ensino e aprendizagem permitiram tanto o resgate das práticas digitais das crianças na escola, quanto contribuíram para o avanço delas, a partir do apoio pedagógico das professoras e dos dispositivos tecnológicos, no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com atuação em cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e subjetividade.

Maria Cristina Parnaíba Dantas Silva, Secretaria de Educação do Município de São João do Rio do Peixe-PB

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Educação Básica no município de São João do Rio do Peixe - PB. 

Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: supervisão escolar, identidade profissional, concepção psicossocial de identidade, coordenação pedagógica e formação contínua e demais temas fundamentados na Psicologia Histórico Cultural e na Teoria da Atividade de Rubinstein. 

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

SOARES, J. R.; PARNAÍBA DANTAS SILVA, M. C.; TEIXEIRA, C. de S. M. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NA PANDEMIA: o estado do conhecimento em educação (2020-2023). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8248, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8248. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8248. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação