DIGITALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

apontamentos críticos no contexto da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8641

Palavras-chave:

Infância, Digitalização, Tecnologias Digitais, Plataformização

Resumo

O fenômeno da digitalização, no âmbito da sociedade capitalista, vem modificando os processos contemporâneos de trabalho, educação e sociabilidade, e submetendo a formação humana a risco. No contexto da infância, as crianças estão socialmente mais vulneráveis às telas algorítmicas, sobretudo em atividades de entretenimento e ocupação do ócio. Problematizar as contradições que surgem diante dos tensionamentos a respeito dos usos e desusos das tecnologias é uma atividade complexa, contraditória e multifacetada. Como objetivo geral, pretende-se discutir os usos e desusos das tecnologias digitais no período da infância, em meio ao fenômeno de digitalização social e educacional, em especial das plataformas digitais, atentando-se aos seus possíveis impactos sobre a formação humana, já que diferentes modos, tempos, espaços e intencionalidades de exposição às telas emergem da contemporaneidade. Busca-se desenvolver uma análise teórico-conceitual com abordagem crítico-dialética, considerando as relações entre Educação, Tecnologias e Infância, em seus diferentes contextos, amparada nos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético. Dos resultados, tem-se que o fenômeno da digitalização causa impacto substancial sobre a formação humana das crianças, em aspectos que transitam pela autonomia, a liberdade, o desenvolvimento intelectual e a aprendizagem, além de aspectos relativos à saúde e à subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSC.

Raquel Pinheiro Matiola, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSC.

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC).

Publicado

2025-12-31

Como Citar

SANTOS, R. dos; MATIOLA, R. P.; SOUZA NETO, A. DIGITALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: apontamentos críticos no contexto da infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8641, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8641. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8641. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Telas, tecnologias digitais e inteligência artificial nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças