A pedagogia libertadora e a psicologia histórico-cultural: dialogando educação e desenvolvimento humano / Pedagogy of liberation and the historic cultural psychology: Discussion: education and human development

Authors

  • Solange Maria Alves

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1576

Keywords:

PROEJA. Histórias de vida. Alternativas didáticas.

Abstract

A presente reflexão procura, dentro dos limites colocados,explicitar possibilidades de diálogo entre a pedagogia freireana e apsicologia histórico-cultural, focando de modo particular, a educaçãoescolar como espaço-tempo privilegiado de desenvolvimento humano. Este,compreendido como resultado de sínteses construídas pelo ser humanodesde sua existência concreta como ser de relações sociais e que, em últimainstância, o constituem como membro do gênero humano, um ser cujofuncionamento psicológico superior só acontece por meio das mediaçõessociais, realizadas a partir dos lugares sociais dos sujeitos circunstanciadoshistoricamente. Ao considerar esses aspectos no âmbito da organizaçãopedagógica escolar, a pedagogia freireana converte-se em campo demediação da teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

ALVES, S. M. A pedagogia libertadora e a psicologia histórico-cultural: dialogando educação e desenvolvimento humano / Pedagogy of liberation and the historic cultural psychology: Discussion: education and human development. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 427–452, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1576. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1576. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS