Políticas de certificação de saberes do trabalho no Brasil: a construção da Rede Certific

Authors

  • Natália Valadares Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daisy Moreira Cunha Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3715

Abstract

Este artigo analisa os marcos legais que dispõem sobre a certificação profissional com base no reconhecimento de saberes construídos na experiência de trabalho, no lastro de políticas públicas que visam a assegurar direitos do trabalho e da educação. Partindo da promulgação da Lei nº 9.394/96, instrumento que amplia o conceito de educação e também dos processos educativos, apresentam-se os dispositivos legais que emergem para regulamentar os dispostos sobre a educação profissional e reconhecimento de saberes. Posteriormente, serão apresentadas as políticas públicas voltadas para certificação profissional, as quais surgem a partir do reconhecimento de outros locais, que não a escola, como ambientes de construção de conhecimento. Finalmente, discorrere-se sobre a implementação da Rede Nacional de Certificação Profissional – Rede CERTIFIC, elaborada em uma ação articulada entre Ministérios da Educação e do Trabalho.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natália Valadares Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestra em Educação pela FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia.

Daisy Moreira Cunha, Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG.

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Filosofia (Epistemologia e História da Filosofia) pela Aix-Marseille Université.

Published

2017-08-01

How to Cite

LIMA, N. V.; CUNHA, D. M. Políticas de certificação de saberes do trabalho no Brasil: a construção da Rede Certific. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 209–225, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3715. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3715. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS