“Não obedeceu, pode punir”: castigos escolares no ensino público primário catarinense (1910-1940)

Authors

  • Dilce Schüeroff Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3787

Keywords:

Educación. Cotidianidad. Interculturalidad. Mujeres. Adélia Prado.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar formas de castigos escolares que se fizeram presentes em escolas do ensino público primário catarinense no período de 1910 a 1940. Para compreender o uso de castigos, recorremos a Michel Foucault (1987), particularmente à obra Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Como fontes foram consultados o Regimento Interno para Grupos Escolares de 1914, um livro de Honra do Grupo Escolar Lauro Muller e um livro de Penas do Grupo Escolar Professor Venceslau Bueno. Também foram consultadas entrevistas realizadas na década de 1990 com professores e professoras aposentados, as quais integram o acervo de história oral do Museu da Escola Catarinense. Atualmente nenhuma forma de castigo é permitida nas escolas, as quais se utilizam de outros meios de controle disciplinar, inseridos em um mundo complexo de relações que adquiriram, com o tempo, valores diferentes daqueles do período em estudo neste trabalho.

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Author Biographies

Dilce Schüeroff, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pelo Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC).

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departa-mento de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catari-na (FAED/UDESC).

Published

2017-08-01

How to Cite

SCHÜEROFF, D.; SILVA, V. L. G. da. “Não obedeceu, pode punir”: castigos escolares no ensino público primário catarinense (1910-1940). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 194–208, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3787. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3787. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS