O desenho de observação como processo para o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Howard Gardner: um estudo realizado com jovens universitários

Autores/as

  • Márcia Moreno Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i18.4236

Palabras clave:

Castigos físicos, Disciplina, Ensino Primário

Resumen

Este texto busca investigar a capacidade do adolescente no que tange às Inteligências Pessoais, Cinestésico-Corporal e Espacial, tendo como tema o "Desenho de Observação como processo para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner". Esta teoria considera oito inteligências, sendo que três mencionadas são as mais adequadas para a área das Artes Visuais. Paralelamente à utilização da Teoria supra mencionada, loi lrahalhado o Desenho de Observação, ponto base que serviu para a coleta de dados visuais desta pesquisa, elemento mediador para ampliar/desenvolver as Inteligências Múltiplas, em específico as Pessoais, Cinestésico-Corporal e a Espacial dos sujeitos aqui investigados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Moreno, Unochapecó

Arte Educadora e Mestre em Educação - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS; Docente na UNOCHAPECÓ: Artes Visuais - Licenciatura Plena e Bacharelado

Publicado

2018-02-12

Cómo citar

MORENO, M. O desenho de observação como processo para o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Howard Gardner: um estudo realizado com jovens universitários. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 69–94, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i18.4236. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4236. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS