Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação

Autores/as

  • Américo Grisotto Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4245

Palabras clave:

Tabaco. Saúde. Intoxicação

Resumen

A relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Américo Grisotto, Unicamp

Mestre em Filosofia e História da Educação pela Unicamp.

Publicado

2018-02-12

Cómo citar

GRISOTTO, A. Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 59–80, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i19.4245. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS