VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO

concepções de estudantes de Letras ingressantes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8113

Keywords:

Variação linguística, Ensino, Acadêmico de Letras

Abstract

O trabalho buscou verificar as impressões de estudantes de Letras acerca das línguas e variedades de línguas com as quais se convive, bem como o conhecimento a respeito de questões linguísticas com as quais os acadêmicos chegam ao Curso, especialmente, sobre os conceitos de norma, gramática, preconceito e erro linguístico. A pesquisa teve como referência as concepções de linguistas, como Bagno (2006, 2007 e 2009), Bortoni-Ricardo (2015), Faraco (2008, 2015) e Camacho (2011), sobre esses assuntos que são amplamente abordados durante a graduação. Para isso, foi produzido um formulário composto por questões abertas e de múltipla escolha, que foi respondido remotamente por dez discentes do primeiro semestre do Curso de Letras da UFGD do ano de 2023. A partir da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que, enquanto os acadêmicos admitem algumas das características da língua, como a mudança, que é natural em todos os idiomas, ainda acreditam em certos preconceitos, como o de que a norma culta é a forma correta e os usos fora dela são erros. Essas concepções, segundo linguistas, como Faraco (2015), são causadas pelo discurso conservador, que desaprova a presença de temas como a variação linguística na sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Macário de Lima , Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduada em Letras. UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. FALE – Faculdade de Comunicação,
Artes e Letras.

Marilze Tavares, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Membro do Grupo de Pesquisa TRALEX-ENSINO: Tradução, Léxico e Ensino de Línguas Estrangeiras (UFGD).

Published

2025-07-25

How to Cite

LIMA , L. M. de; TAVARES, M. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: concepções de estudantes de Letras ingressantes. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8113, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8113. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8113. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua