DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO E NA CIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8247

Palabras clave:

Educação do campo, Escola pública, Desigualdades socioeducacionais

Resumen

A desigualdade social ainda é a marca mais forte de nossa sociedade. A pandemia da Covid-19, ao encontrar esta condição social, aprofundou-a, na saúde, nas condições de vida e trabalho e nos processos de escolarização. As possibilidades de continuidade da escola e suas atividades também foram marcadas pela desigualdade. Os resultados de pesquisa evidenciam que há perdas desiguais; as populações pobres têm significativa perda nos resultados da aprendizagem. Este artigo apresenta dois espaços onde os resultados possibilitam conhecer a extensão das perdas e os esforços de escolas públicas que enfrentaram a tragédia: uma escola de educação do campo de um município cearense é um desses espaços; o outro, uma escola pública da cidade de São Paulo em sua mais longínqua periferia. Os estudos destacam os impactos da pandemia na dimensão subjetiva dos processos de escolarização, ou seja, quais significações, sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a vida escolar em geral, foram constituídas no período e como elas vêm se modificando na retomada da escolarização. Escolhemos trabalhar , neste artigo, com as significações constituídas por gestoras e professores da escola pública de São Paulo e com as significações de professores da escola de educação do campo que participou da pesquisa. As significações estão relacionadas aos impactos da pandemia na escolarização, os desafios vividos com as novas formas de ensino-aprendizagem e aos enfrentamentos que se fizeram necessários, assim como vitórias e afetos que acompanharam o processo.

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Biografía del autor/a

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga, formada pela PUCSP, mestre e doutora em Psicologia social pela PUCSP; coordenadora do PPG em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; professora na graduação em psicologia na PUCSP; autora e organizadora de publicações em Psicologia Sócio-histórica; membro e coordenadora do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões”. Membro da pesquisa “Impactos da Pandemia na Educação Básica” aprovada em edital CAPES.

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Educação. Na graduação, atua em cursos de licenciatura (formação de professores), ministrando disciplinas da área de Psicologia da Educação. Na pós-graduação (mestrado em educação), desenvolve ensino e pesquisa sobre formação de professores, processos de escolarização e atividade docente, com enfoque nos fundamentos da psicologia sócio-histórica.

Maria Socorro Silva, Secretaria de Educação do Município de Icó, Ceará - SME

Licenciada em Educação Física. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Icó, Ceará.

Publicado

2025-10-02

Cómo citar

MERCÊS BAHIA BOCK, A.; SOARES, J. R.; SILVA, M. S. DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO E NA CIDADE. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8247, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8247. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8247. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação