IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO ESCOLAR
procedimentos da pesquisa na busca de significações
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8258Keywords:
Pandemia da covid-19, Procedimento de análise, Educação Básica, Gestão escolarAbstract
Os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação Básica no Brasil estão sendo investigados por meio de pesquisa contemplada em 2021, por edital CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com início em 2022. O estudo é desenvolvido por instituições públicas (UERN, UFPI) e privadas (PUC-SP , UNIVILLE) localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, em escolas públicas municipais na periferia das cidades de Mossoró, Teresina, São Paulo e Joinville. A pesquisa busca realizar um diagnóstico e propor intervenções nas unidades escolares no que concerne à implementação de estratégias de reestruturação dos processos pedagógicos, conhecer as necessidades formativas de docentes e propor processos de formação, contribuindo na superação de defasagens educacionais produzidas pela pandemia da COVID-19. Nesta perspectiva, busca-se apreender o fenômeno, definido aqui como o processo de escolarização dos estudantes, em seu movimento e historicidade. A pesquisa está ancorada no Materialismo Histórico e Dialético e fundamentada na produção teórico-metodológica da Psicologia Sócio-histórica. Este artigo delimita parte da pesquisa realizada com gestoras de uma escola pública localizada em um bairro periférico, no extremo leste de São Paulo, com alta vulnerabilidade social, econômica, ambiental e tecnológica. Neste texto, se destacam os procedimentos metodológicos do estudo, apresentando a produção de informações, baseada na perspectiva de González Rey da Conversação, e a análise, que utilizou o procedimento dos Núcleos de Significação como proposto por Aguiar e Ozella. A ênfase está, portanto, nos procedimentos da pesquisa.
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