IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO ESCOLAR

procedimentos da pesquisa na busca de significações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8258

Keywords:

Pandemia da covid-19, Procedimento de análise, Educação Básica, Gestão escolar

Abstract

Os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação Básica no Brasil estão sendo investigados por meio de pesquisa contemplada em 2021, por edital CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com início em 2022. O estudo é desenvolvido por instituições públicas (UERN, UFPI) e privadas (PUC-SP , UNIVILLE) localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, em escolas públicas municipais na periferia das cidades de Mossoró, Teresina, São Paulo e Joinville. A pesquisa busca realizar um diagnóstico e propor intervenções nas unidades escolares no que concerne à implementação de estratégias de reestruturação dos processos pedagógicos, conhecer as necessidades formativas de docentes e propor processos de formação, contribuindo na superação de defasagens educacionais produzidas pela pandemia da COVID-19. Nesta perspectiva, busca-se apreender o fenômeno, definido aqui como o processo de escolarização dos estudantes, em seu movimento e historicidade. A pesquisa está ancorada no Materialismo Histórico e Dialético e fundamentada na produção teórico-metodológica da Psicologia Sócio-histórica. Este artigo delimita parte da pesquisa realizada com gestoras de uma escola pública localizada em um bairro periférico, no extremo leste de São Paulo, com alta vulnerabilidade social, econômica, ambiental e tecnológica. Neste texto, se destacam os procedimentos metodológicos do estudo, apresentando a produção de informações, baseada na perspectiva de González Rey da Conversação, e a análise, que utilizou o procedimento dos Núcleos de Significação como proposto por Aguiar e Ozella. A ênfase está, portanto, nos procedimentos da pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson dos Santos Junior, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.  Supervisor Escolar na Rede Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo – SP, Brasil

Luciana de Paula Albuquerque Pedrassoli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestre e Doutoranda em Psicologia da Educação pelo Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Eliana de Sousa Alencar Marques , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí.  Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana – NEPSH.

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Titular no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.

Published

2025-10-02

How to Cite

SANTOS JUNIOR, E. dos; PEDRASSOLI, L. de P. A.; MARQUES , E. de S. A.; BOCK, A. M. B. IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO ESCOLAR: procedimentos da pesquisa na busca de significações. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8258, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8258. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8258. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação