HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-INCLUSIVA E AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NA PANDEMIA

necessárias reflexões post festum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8261

Keywords:

Educação inclusiva, Educação especial, Pandemia, Psicologia Sócio-histórica

Abstract

Resumo

Com a pandemia do COVID-19, houve um acirramento e desvelamento de precarizações e defasagens históricas carregadas pelas escolas, notadamente a pública. Neste artigo trazemos uma análise da dimensão subjetiva dos impactos da pandemia acerca do processo de escolarização de estudantes com deficiência na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica. Consoante aos preceitos marxistas, consideramos o termo post festum, ou seja, a possibilidade de uma análise crítica de um fenômeno depois do calor dos acontecimentos em que se deram, para que possamos apreender a complexidade de suas determinações constitutivas. As discussões apresentadas foram geradas a partir das informações produzidas e analisadas em uma pesquisa em andamento financiada pela CAPES acerca dos impactos da COVID-19 na Educação Básica no Brasil, contando com a participação dos Programas de pós-graduação na área da Educação de quatro universidades: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Joinville (UNIVILLE), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).  A construção da análise está sendo realizada por meio do procedimento dos Núcleos de Significação e já vem evidenciando importantes significações por parte dos professores, gestores e estudantes participantes da pesquisa. Contudo chama atenção o silenciamento e ausência de discussões referentes aos estudantes com deficiência. Essa exclusão, aponta para necessidade de refletir sobre como muitos estudantes com deficiência foram excluídos dos processos emergenciais de educação remota; a falta de acessibilidade, como possibilidade de usufruir do direito educacional, dentre outros movimentos excludentes e capacitistas. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté - UNITAU

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da UNITAU.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP, doutora e mestra pelo mesmo Programa. Pesquisadora do Grupo Atividade Docente e Subjetividade; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Formação docente. Atua como professora-pesquisadora do PPGE em Educação da Univille, e como supervisora de estágio curricular em Psicologia Educacional do curso de Psicologia da mesma instituição.

Published

2025-10-02

How to Cite

MAGALHÃES, L. O. R.; CORDEIRO, A. F. M. HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-INCLUSIVA E AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NA PANDEMIA: necessárias reflexões post festum. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8261, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8261. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8261. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação