A intensificação e precarização do trabalho docente nos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3619Palabras clave:
Bergmann's Rule, simuliid, Itatiaia National ParkResumen
Este artigo discute a intensificação do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) diante da reconfiguração da Rede Federal de educação profissional. Utilizando o materialismo histórico como referencial teórico, adota a concepção marxiana de trabalho para problematizar as transformações nos processos de trabalho demandadas pelo capital. Buscamos, com esta análise, levantar aspectos que nos permitam mais bem apreender as contradições da política pública que promove a expansão dos IF simultaneamente à precarização do trabalho que neles se realiza.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








