EVIDÊNCIAS DE DESIGN EDUCACIONAL UNINDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7867

Palabras clave:

Design Educacional, Educomunicação, Gamificação, Educação Básica Pública

Resumen

Este estudo aborda a realização de revisão sistemática de literatura para identificar artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos 10 anos, que tratam do design educacional unindo educomunicação e gamificação. Para tanto, foram selecionadas as bases de dados e os termos de busca para garantir a relevância dos artigos incluídos na análise, tendo como objetivo fornecer uma visão geral das publicações sobre o desenvolvimento de design educacional relacionado à educomunicação e gamificação na educação básica pública. Além disso, visou identificar iniciativas de formação de professores nessa área. Os resultados indicam um aumento nas publicações relacionadas ao design gamificado nos últimos anos e a maioria dos artigos analisados se concentra em design gamificado. Contudo, muito poucos são os referentes a design educomunicativo, ou abordando ambos os temas. Também é observada uma carência de iniciativas de formação de professores que abordam o design educacional unindo educomunicação e gamificação na educação básica pública. Conclui-se que o uso eficaz do design educacional, envolvendo educomunicação e gamificação, pode ser uma estratégia promissora para melhorar motivação, o engajamento, uma aprendizagem ativa e a criticidade dos alunos na educação básica pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Educação em Ciências. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Michel Mansur Machado, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Ciências Biológicas. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

 

Publicado

2025-04-12

Cómo citar

GONÇALVES, N. S. do A.; ILHA, P. V.; MANSUR MACHADO, M. EVIDÊNCIAS DE DESIGN EDUCACIONAL UNINDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA: uma revisão sistemática de literatura. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e7867, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.7867. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7867. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua