NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TURISMO NO SÉCULO XXI

novos insights e propostas de ações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8189

Keywords:

Neurociências, Educação, Turismo

Abstract

A educação em turismo vem assumindo diferentes facetas no século XXI. Portanto, compreendê-la pela ótica das neurociências é igualmente um desafio e uma oportunidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar novos insights e propostas de ações a partir da neuroeducação para o ensino-aprendizagem do turismo, incluindo o neuroturismo. A presente pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa, sendo realizada uma análise textual por meio do software Iramuteq, que originou: (a) Análise de Similitude e (b) Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Os resultados oferecem um conjunto robusto de nove novos insights e propostas de ações para iluminar o ensino e a aprendizagem do turismo no século XXI, a saber: (I) Criar um guia neuroeducacional aplicado para o ensino-aprendizagem do turismo; (II) Focar no ensino-aprendizagem do turismo, implicando a centralidade do ser humano e relações mediadas por tecnologias; (III) Compreender o uso de métodos neurocientíficos para o estudo e a pesquisa da educação no turismo; (IV) Incentivar pesquisas translacionais no contexto da educação em turismo; (V) Valorizar interações sobre a temática na tríade ensino, pesquisa e extensão no âmbito universitário; (VI) Estimular abordagens interdisciplinares e transdisciplinares na educação em turismo pelo bojo das neurociências; (VII) Incentivar a busca por conhecimentos teóricos sobre neuroeducação e neuroturismo; (VIII) Comprometer-se com o bem-estar e o protagonismo discente nos processos de ensino-aprendizagem sobre turismo, considerando aspectos éticos; (IX) Prover formação em neurociências aplicada à educação e ao turismo para docentes, mediadores e demais interessados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cláudia Neves Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Bacharelanda em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista do Grupo de Educação Tutorial em Turismo - GET Turismo da UFJF.

Carla Fraga, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tutora do Grupo de Educação Tutorial da UFJF. Líder do Grupo de Turismo: Neurociências e Computação.

Marllon Santos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Turismo. Graduado em Gestão de Turismo.

Published

2025-07-25

How to Cite

NEVES ANTUNES, A. C.; FRAGA, C.; SANTOS DA SILVA, M. NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TURISMO NO SÉCULO XXI: novos insights e propostas de ações. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8189, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8189. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8189. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua