NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TURISMO NO SÉCULO XXI
novos insights e propostas de ações
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8189Keywords:
Neurociências, Educação, TurismoAbstract
A educação em turismo vem assumindo diferentes facetas no século XXI. Portanto, compreendê-la pela ótica das neurociências é igualmente um desafio e uma oportunidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar novos insights e propostas de ações a partir da neuroeducação para o ensino-aprendizagem do turismo, incluindo o neuroturismo. A presente pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa, sendo realizada uma análise textual por meio do software Iramuteq, que originou: (a) Análise de Similitude e (b) Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Os resultados oferecem um conjunto robusto de nove novos insights e propostas de ações para iluminar o ensino e a aprendizagem do turismo no século XXI, a saber: (I) Criar um guia neuroeducacional aplicado para o ensino-aprendizagem do turismo; (II) Focar no ensino-aprendizagem do turismo, implicando a centralidade do ser humano e relações mediadas por tecnologias; (III) Compreender o uso de métodos neurocientíficos para o estudo e a pesquisa da educação no turismo; (IV) Incentivar pesquisas translacionais no contexto da educação em turismo; (V) Valorizar interações sobre a temática na tríade ensino, pesquisa e extensão no âmbito universitário; (VI) Estimular abordagens interdisciplinares e transdisciplinares na educação em turismo pelo bojo das neurociências; (VII) Incentivar a busca por conhecimentos teóricos sobre neuroeducação e neuroturismo; (VIII) Comprometer-se com o bem-estar e o protagonismo discente nos processos de ensino-aprendizagem sobre turismo, considerando aspectos éticos; (IX) Prover formação em neurociências aplicada à educação e ao turismo para docentes, mediadores e demais interessados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








