SÍNTESES PROVISÓRIAS DE PESQUISAS COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
enfrentamentos aos desafios do pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8251Palabras clave:
Materialismo Histórico e Dialético, Psicologia Sócio-histórica, Núcleos de Significação, Pandemia da covid-19, Educação BásicaResumen
Frente aos impactos produzidos pela pandemia da covid-19 nas escolas de Educação Básica, o presente artigo objetiva discutir parte dos resultados de uma pesquisa aprovada pela CAPES, analisando os sentidos e significados que professores/professoras da Educação Básica atribuem aos enfrentamentos dos impactos do que foi vivenciado no período da pandemia. Para tanto, a pesquisa se pauta em pressupostos teóricos e metodológicos vinculados ao Materialismo Histórico e Dialético e à Psicologia Sócio-histórica. Metodologicamente, a pesquisa empírica foi desenvolvida tendo como instrumento de produção de dados a entrevista reflexiva e os grupos de discussão. A análise da empiria produzida foi realizada por meio dos Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2013; Aguiar; Aranha; Soares, 2021), evidenciando algumas sínteses que serão apresentadas neste artigo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a pandemia escancarou e ampliou a exclusão e a segregação que já existiam no sistema educacional. Os professores reconhecem os desafios da docência diante da necessidade de acolhimento social frente à vulnerabilidade social e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem, questão imbricada com o peso das desigualdades sociais nos processos de ensino e aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








