Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação

Autores/as

  • Iára Kamphorst Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão http://orcid.org/0000-0003-0571-0960

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3981

Palabras clave:

Estratégia, Regulação, Telecomunicações, Teoria Institucional.

Resumen

O presente estudo, fundamentado em autores clássicos do pensamento educacional e em documentos e debates atuais, procura identificar alguns momentos em que a relação métodos, ideologias ou “doutrinação” foram ocupando espaços na esfera pedagógica, e atuando diretamente na formação humana. Para isso, partimos das ideias renovadoras da pedagogia herdadas de Rousseau e Condorcet passando pelos princípios de democracia de Dewey e pelas influências dos marxistas em âmbito geral. Os embates no Brasil estão alicerçados nas proposições de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Saviani, passando pelas críticas feitas à educação atual pelo movimento da Escola Sem Partido, definido como “doutrinação ideológica”. Concluímos que a educação é um ato político, portanto, não um fazer neutro. O professor precisa ter uma formação sólida e expressar claramente suas concepções de mundo, possibilitando que os alunos construam suas próprias concepções. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iára Kamphorst, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Licenciatura em Pedagogia. Professora Pedagoga da rede estadual de educação do Estado do Paraná atuando no Colégio Estadual José de Anchieta – EFM, no município de Planalto – PR.

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, – Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR.

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

KAMPHORST, I.; CASTANHA, A. P. Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 42–65, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i43.3981. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3981. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS